Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8338
Título: Avaliação da dor durante fisioterapia respiratória de recém-nascidos em um hospital público
Autor(es): Barros, Adriana de Farias
Palavras-chave: Fisioterapia respiratória
Recém nascido
Avaliação da dor
Data do documento: 7-Jul-2014
Resumo: A dor em recém-nascidos, antes caracterizada como ausente pode ser avaliada por meio de respostas fisiológicas e comportamentais, tais como frequência cardíaca e pressão arterial, além de alterações da mímica facial. Na UTI estas dores acontecem durante alguns procedimentos de fisioterapia respiratória de rotina, portanto a avaliação de tais dores visa favorecer a adequação destes procedimentos para manter a estabilidade clínica dos recémnascidos. Diante do exposto, o objetivo do estudo foi avaliar a dor de recém – nascidos quando submetidos a procedimento fisioterapêutico de rotina.Foi desenvolvido um estudo longitudinal prospectivo, realizado na UTI neonatal de um Hospital Público, analisando as alterações fisiológicas e os padrões comportamentais e da mímica facial de 15 recémnascidos, utilizando as escalas NIPS (Neomatal Infant Pain Scale) e BIIP (Behavioral Indicators of Infant Pain). Os resultados não mostram diferença significativa no que se refere à variação de frequência cardíaca, saturação de oxigênio e BIIP (face/mão), nos três momentos estudados (ANOVA – FC: p = 0,33; Kruskal-Wallis – SpO 2 : p =0,59, BIIP : p = 0,63); contudo mostraram diferença significativa entre os três momentos na Escala NIPS, BIIP para sono e vigília e BIIP total (ANOVA – NIPS: p = <0,0001, Kruskal-Wallis – BIIP : p = 0,001, BIIP : p = 0,002; comparação de Tuckey; p<0,0). Assim, afirma-se que as variações fisiológicas não têm especificidade para dor, enquanto as escalas para avaliação da dor mostraram-se eficazes na mensuração de valores que comprovem a presença desta durante os procedimentos de fisioterapia respiratória, sendo a NIPIS mais objetiva e de mais fácil análise.
Descrição: BARROS, A. de F. Avaliação da dor durante fisioterapia respiratória de recém-nascidos em um hospital público. 2014. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8338
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Adriana de Farias Barros.pdfPDF - Adriana de Farias Barros529.92 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.