Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8340
Título: Análise dos recursos utilizados no tratamento da flacidez cutânea pelos profissionais fisioterapeutas do Brasil
Autor(es): Macário, Francimara Emanuela da Costa
Palavras-chave: Fisioterapia dermatofuncional
Pele
Envelhecimento cutâneo
Data do documento: 3-Jul-2014
Resumo: Este trabalho visa a descrever os principais recursos utilizados pelos fisioterapeutas no tratamento da flacidez cutânea, assim como a percepção de sua eficácia na prática clínica. Para isto, foi realizado um estudo exploratório e descritivo por meio de mala direta digital (email) com 170 fisioterapeutas da área dermatofuncional em todas as regiões brasileiras. Dos recursos mais utilizados, foram mencionados: radiofrequência, carboxiterapia, eletroestimulação neuromuscular e cosmetologia. O perfil dos fisioterapeutas que atuam no tratamento da flacidez cutânea no Brasil se constitui de profissionais majoritariamente do sexo feminino com especialização “lato sensu” em fisioterapia dermatofuncional. Os resultados obtidos foram classificados pelos fisioterapeutas como moderados; resultados satisfatórios ainda são difíceis de obter. Concluiu-se, com base no referencial científico e nos ensaios clínicos, que a radiofrequência é um método eficaz e seguro, ao passo que a maior dificuldade encontrada pelos profissionais foi a falta de observância, por parte dos pacientes, das orientações no tratamento domiciliar.
Descrição: MACÁRIO, F. E.. da C. Análise dos recursos utilizados no tratamento da flacidez cutânea pelos profissionais fisioterapeutas do Brasil. 2014. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8340
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Francimara Emanuela da Costa Macário.pdfPDF - Francimara Emanuela da Costa Macário417.16 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.