Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8342
Título: Laboratório Itinerante: Uma abordagem multidisciplinar em Educação, Promoção da Saúde e Qualidade de vida como resultados de ações extensionistas
Autor(es): Pereira, Emanuelly Martins
Palavras-chave: Promoção de saúde
Extensão universitária
Qualidade de vida
Data do documento: 3-Dez-2014
Resumo: O Laboratório Itinerante (LABIT) é um programa multidisciplinar de atividades extensionistas que tem o intuito de levar os serviços de saúde até a comunidade através de ações de cidadania promovendo a disseminação de informações no que diz respeito à promoção, educação em saúde e a qualidade de vida das pessoas. Dispondo do apoio da PróReitoria de Extensão (PROEX) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), o LABIT está inserido no contexto de um processo educativo, de interação cultural e cunho científico, integrando o ensino, pesquisa e extensão. OBJETIVO: Relatar a experiência das ações extensionistas visando demonstrar a importância da extensão universitária e ressaltar a atuação do (LABIT) no cumprimento do seu papel social da UEPB na promoção da saúde. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo descritivo com abordagem qualitativa de caráter crítico-reflexivo acerca da vivência e atuação como estudante nas ações comunitárias realizadas pelo Programa Laboratório Itinerante (LABIT) na cidade de Campina Grande-PB e em cidades adjacentes no período de dois anos na qualidade de aluna bolsista. O trabalho foi desenvolvido a partir da atuação do programa tendo como método de coleta, observação das ações, diários de campo e relatórios, sustentados por embasamento teórico-científico acerca da temática abordada. RESULTADOS: Constatou-se a importância da inserção dos alunos na comunidade com vistas ao desenvolvimento de um trabalho extensionista, dentro de uma formação humanística, atribuindo valores que nele estão inseridos e beneficiando a comunidade. CONCLUSÃO: Observou-se relevantes contribuições na construção do vínculo aluno-comunidade, na percepção da singularidade de cada pessoa e na ampliação da visão sobre a importância da promoção de saúde e da educação continuada.
Descrição: PEREIRA, E. M. Laboratório Itinerante: Uma abordagem multidisciplinar em Educação, Promoção da Saúde e Qualidade de vida como resultados de ações extensionistas. 2014. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8342
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Emanuelly Martins Pereira.pdfPDF - Emanuelly Martins Pereira770.55 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.