Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8343
Título: Atuação do enfermeiro junto aos familiares de pacientes internados em Unidades de Terapia Intensiva
Autor(es): Guedes, Luciana de Assis Medeiros
Palavras-chave: Enfermagem
Atuação profissional
Relação profissional-família
UTI
Cuidado humanizado
Data do documento: 22-Jul-2014
Resumo: O acolhimento aos familiares de pacientes é essencial, principalmente quando se fala de cuidado humanizado. Este estudo teve como objetivo investigar a atuação do enfermeiro junto aos familiares de pacientes internados em Unidades de Terapia Intensiva. Trata-se de uma pesquisa exploratória, descritiva com abordagem quanti-qualitativa que foi realizada nas unidades de terapia intensiva, adulto e infantil, de um hospital público situado em Campina Grande-PB. Participaram desta investigação sete enfermeiros. Os dados foram coletados no período de abril a maio de 2014 mediante questionário estruturado e três questões norteadoras. Os dados quantitativos foram analisados por meio do programa Microsoft excel 2010 e os qualitativos segundo a metodologia de análise de conteúdo. Os enfermeiros das Unidades de Terapia Intensiva formam uma equipe predominantemente feminina, com seis a dez anos de tempo de profissão, faixa etária entre vinte e nove a trinta e nove anos e grau de instrução predominante em nível de especialização. A análise de conteúdo mostrou quatro categorias: humanização da assistência, orientação aos familiares, entraves quanto à comunicação e equipe multiprofissional incompleta. Foi evidenciada a preocupação do enfermeiro em acolher o paciente e família, oferecendo-lhes informações, esclarecendo dúvidas, contribuindo dessa forma, para diminuição da ansiedade relatada pelos familiares.
Descrição: GUEDES, L. de A. M. Atuação do enfermeiro junto aos familiares de pacientes internados em Unidades de Terapia Intensiva. 2014. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8343
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Luciana de Assis Medeiros Guedes.pdfPDF - Luciana de Assis Medeiros Guedes432.89 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.