Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8344
Título: Critérios do enfermeiro intensivista na avaliação de feridas
Autor(es): Costa, Juliana Borges
Palavras-chave: Unidade de Terapia Intensiva
Avaliação de feridas
Lesão cutânea
Cicatrização
Data do documento: 15-Jul-2014
Resumo: Feridas são lesões teciduais, deformidades ou soluções de continuidade, podendo acometer desde a epiderme até estruturas internas. Os pacientes locados em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) são grandes candidatos para adquirirem lesões cutâneas, devido a grande quantidade de equipamentos a eles vinculados e ao seu perfil crítico, por isso, a avaliação das feridas pelos enfermeiros é imprescindível para o seu posterior tratamento, uma vez que são esses os profissionais que, constantemente, realizam os curativos. Os objetivos, deste estudo, visam identificar os critérios do enfermeiro intensivista na avaliação de feridas em uma UTI Geral adulto de uma instituição hospitalar pública de Campina Grande – PB; analisar o conhecimento dos enfermeiros acerca da avaliação das feridas e possíveis dificuldades na sua realização. Foi utilizada a metodologia qualitativa, tendo como campo de estudo a UTI Adulto de um Hospital Público com 20 leitos, a amostra foi composta por 17 enfermeiros intensivistas entrevistados, de acordo com a acessibilidade e considerando que o enfermeiro fizesse parte do quadro efetivo de pessoal da UTI e assinasse o termo de consentimento da pesquisa; o instrumento de coleta de dados consistiu na aplicação de um formulário sócio-demográfico e, um questionário semi-estruturado com imagens de feridas a serem avaliadas pelos pesquisados e, os dados foram tratados através da técnica da análise de conteúdo proposta por Bardin, respeitando-se os preceitos da Resolução 466/12 quanto a pesquisa em seres humanos. Mediante os resultados da pesquisa foi possível perceber que o enfermeiro não compreende o portador da ferida, não fazendo assim um julgamento clinico do mesmo, eles observam mais a ferida em si, principalmente as características do tecido, exsudato e borda. Assim, foi identificado a necessidade de implementação de capacitação para educação continuada no tema e o desenvolvimento de um trabalho juntamente com a Comissão de Curativos e/ou CCIH para que os profissionais se sintam mais seguros em suas avaliações.
Descrição: COSTA, J. B. Critérios do enfermeiro intensivista na avaliação de feridas. 2014. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8344
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Juliana Borges Costa.pdfPDF - Juliana Borges Costa852.09 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.