Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8345
Título: Pré-concepções dos discentes de Enfermagem de uma universidade pública do nordeste sobre práticas de obstetrícia
Autor(es): Pereira, Luanda
Palavras-chave: Saúde da mulher
Educação em Enfermagem
Obstetrícia
Data do documento: 16-Jul-2014
Resumo: Este estudo teve como objetivo a identificação das concepções prévias dos alunos de Enfermagem de uma Universidade Pública sobre práticas assistenciais da Obstetrícia. Trata-se de uma pesquisa transversal, exploratória, descritiva e de abordagem quantitativa, da qual obteve-se anuência de uma população de 57 estudantes; os dados foram colhidos por meio de um formulário e de uma escala de Likert. Os participantes do estudo são majoritariamente estudantes do gênero feminino (80,70%), solteiros (91,23%), pardos (45,62%), que não possuem filhos (96,49%) e com renda familiar média mensal ≤ 4 salários mínimos (85,10%). Os participantes concordaram sobre circular cervical de cordão constituir indicação de cesariana (50,88), enquanto para 59,65%, a realização de ligadura tubária intracesariana eletiva foi indicada com concordância. A respeito da cesariana eletiva por conveniência médica, 85,97% discordam, e se for a pedido dos pais, 61,40% reprovam; quanto à hipertensão ser indicação de cesárea, 45,61% referem alguma discordância. A necessidade de realizar episiotomia apresentou um percentual de 70,17% de discordância. As questões sobre hipertensão arterial e cesárea eletiva a pedido dos pais foram as que mais apresentaram optantes que nem discordaram nem concordaram, com índices de, respectivamente, 29,84% e 21,05%. Conclui-se que se faz necessária a ampla abordagem da temática do planejamento familiar e indicações de cesariana no âmbito acadêmico para que a Universidade seja capaz de formar Enfermeiros com base em evidências científicas, e prestadores de assistência resolutiva, qualificada e humanizada à mulher no ciclo gravídicopuerperal.
Descrição: PEREIRA, L. Pré-concepções dos discentes de enfermagem de uma universidade pública do Nordeste sobre práticas em obstetrícia. 2014. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8345
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Luanda Pereira.pdfPDF - Luanda Pereira1.16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.