Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8347
Título: Cegueira: (Des)vendando o conhecimento acerca do câncer de mama
Autor(es): Alves, Hoanna Mayara Santos
Palavras-chave: Neoplasia da mama
Autoexame
Pessoas com deficiência visual
Enfermagem
Data do documento: 17-Jul-2014
Resumo: Objetivou-se identificar o que as mulheres cegas sabem acerca do câncer de mama e autoexame. Estudo do tipo pesquisa-ação, de natureza qualitativa, realizado com o auxílio de entrevista semi estruturada. Nos municípios de Puxinanã, Montadas, Queimadas e Esperança, nos anos de 2012-2013. Participaram do estudo 16 mulheres que responderam com êxito as questões apresentadas a respeito da temática abordada. Os critérios de elegibilidade da amostra forma: ser mulher; cegas; ser maior de 18 anos; estar cadastradas na UBSF e aceitarem participar da pesquisa. O instrumento utilizado instrumento utilizado foi uma entrevista semi estruturada, associada a um roteiro combinado para idenficiação precisa da percepção dos sujeitos participantes e questionário para caracterização dos mesmos, ambos elaborados pelos próprios pesquisadores. Os dados foram analisados por meio da Análise de Conteúdo. No que se refere a finalidade desta pesquisa, sugere-se que as políticas públicas sejam reformuladas ou mesmo que sejam adotadas novas estratégias de educação em saúde, pois a população carece por falta de conhecimento, e enquanto não há mudança de estilo de vida não se pode dizer que se fez educação em saúde.
Descrição: ALVES, H. M. S. Cegueira: (Des)vendando o conhecimento acerca do câncer de mama. 2014. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8347
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Hoanna Mayara Santos Alves.pdfPDF - Hoanna Mayara Santos Alves477.22 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.