Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8349
Título: Representação social de acadêmicos de Enfermagem sobre pessoas surdas
Autor(es): Macedo, Fernanda Joyce Muniz
Palavras-chave: Deficiente auditivo
Surdez
Representação social
Enfermagem
Data do documento: 18-Jul-2014
Resumo: O presente estudo objetivou compreender as representações sociais dos acadêmicos de Enfermagem sobre as pessoas surdas. Caracteriza-se como um estudo descritivo, de natureza qualitativa, realizado em 2014. Para a coleta de dados utilizou-se um formulário com duas seções, a primeira referente ao perfil sociodemográfico dos acadêmicos de enfermagem e a segunda relativa à técnica de evocações livres, por meio de um questionário tendo como termo indutor “pessoas surdas”, para o qual foram evocadas cinco palavras. Os dados foram processados no software EVOC e analisados com base na Teoria das Representações Sociais. Participaram do estudo 102 acadêmicos de Enfermagem da Universidade Estadual da Paraíba, tendo 510 evocações, contendo o total de 118 palavras diferentes, agrupadas em duas categorias: a central e a periférica. Os resultados indicam que a representação social dos acadêmicos acerca das pessoas surdas tem, majoritariamente, significância negativa e está associada a incapacidades, restrições, falhas e limitações. Com isso, percebe-se que a representação dos acadêmicos de enfermagem acerca do objeto de estudo é construída de maneira negativa, apresentando um discurso enraizado em valores sociais.
Descrição: MACEDO, F. J. M. Representação social de acadêmicos de Enfermagem sobre pessoas surdas. 2014. 19f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8349
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Fernanda Joyce Muniz Macedo.pdfPDF - Fernanda Joyce Muniz Macedo371.18 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.