Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8350
Título: Conhecimento dos profissionais de Enfermagem sobre a prevenção e controle da infecção hospitalar em uma Unidade de Terapia Intensiva adulto
Autor(es): Silva, Ellen Dáfira Costa
Palavras-chave: Cuidados de enfermagem
Unidade de Terapia Intensiva
Infecção Hospitalar
Data do documento: 9-Dez-2014
Resumo: As infecções relacionadas à assistência a saúde configuram-se como um grave problema de Saúde Pública, pois além de elevarem os índices de morbidade e mortalidade, elevam os custos hospitalares devido o prolongamento do tempo de internação do paciente. A enfermagem tem papel primordial na prevenção e controle de infecções. Esse estudo teve como objetivo avaliar o conhecimento dos profissionais de enfermagem de uma Unidade de Terapia Intensiva adulto sobre a prevenção e controle da infecção hospitalar. Trata-se de uma pesquisa quantitativa com abordagem descritiva e transversal. A amostra foi constituída pelos profissionais de Enfermagem da Unidade de Terapia Intensiva de um hospital privado de médio porte localizado na cidade de Campina Grande, Paraíba – Brasil, sendo representada por 80% técnicos de enfermagem e 20% enfermeiros. Foi feito análise descritiva para a caracterização dos profissionais e teste de Correlação de Pearson para observar relações estatísticas entre as variáveis respostas. Não obteve-se diferenças significativas entre os dados de caracterização dos participantes e o conhecimento sobre prevenção e controle de infecção. Os resultados mostram que 100% dos participantes afirmaram que as principais infecções detectadas na UTI são a infecção do trato urinário e do trato respiratório. As medidas para prevenção de infecção na UTI tiveram correlação na variável não higienização das mãos (r= 0, 645). A maioria dos participantes respondeu que a falta de higienização das mãos e o mau uso dos equipamentos de proteção individual são os principais fatores que podem levar ao aumento de taxa de infecção na UTI. Os resultados deste estudo revelam que a higienização das mãos, principal medida adotada na prevenção e controle de infecções, tem baixa adesão pelos profissionais de enfermagem.
Descrição: SILVA, E. D. C. Conhecimento dos profissionais de enfermagem sobre a prevenção e controle da infecção hospitalar em uma Unidade de Terapia Intensiva adulto. 2014. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8350
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ellen Dáfira Costa Silva.pdfPDF - Ellen Dáfira Costa Silva930.63 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.