Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8351
Título: Escolinhas do DEF: a experiência de um socorrista na educação em saúde
Autor(es): Silva Filho, Markinokoff Lima e
Palavras-chave: Educação em saúde
Exercícios físicos
Enfermagem em Saúde Comunitária
Data do documento: 25-Jul-2014
Resumo: Trata-se de um relato de experiência das atividades realizadas no período de outubro de 2010 até Julho de 2014.As atividades foram desenvolvidas no Complexo Poliesportivo do Departamento de Educação Física da Universidade Estadual da Paraíba, tendo como público alvo crianças e idosos participantes do ProgramaLaboratório Pedagógico. Tem por objetivo primordial relatar as experiências vivenciadas através da participaçãona Equipe de Socorristas da UEPB, nas “Escolinhas do DEF”, durante os atendime ntos dos últimos anos. Alémde refletir sobre a relevância da criação do vínculo multiprofissional e da Educação em Saúde no dia a diaprofissional e seu poder transformador nos diversos setores de empregabilidade, como também ressaltar aimportância do enfermeiro que se destaca em diversos campos de atuação. O Programa do LaboratórioPedagógico: Saúde, Esporte e Lazer no Departamento de Educação Física – UEPB (Programa Escolinhas doDEF) é um programa amplo e multidisciplinar que visa a inclusão social de crianças e adolescentes em situaçãode vulnerabilidade social e que também investe na prática de atividades físicas destinadas a idosos. O Programacontribui para o resgate da autoestima e da cidadania, estimulando e reforçando os vínculos com a sociedade e família através da prática de esportes. O relato de trabalho exercido demonstra a relevância que a experiênciatrouxe durante a formação acadêmica por proporcionar a vivência junto a uma comunidade e perceber a transformação que um profissional de saúde pode exercer sobre a mesma. Ficando evidente que os trabalhos de uma educação participativa persistente, oferecida junto ao trabalho de extensão realizado com os idosos e ascrianças participantes do programa, vem trazendo mudanças significativas nos hábitos diários, acarretando emgrande benefício para os participantes do projeto que recebem o atendimento.
Descrição: SILVA FILHO, M. L. e. Escolinhas do DEF: a experiência de um socorrista na educação em saúde. 2014. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8351
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Markinokoff Lima e Silva Filho.pdfPDF - Markinokoff Lima e Silva Filho486.08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.