Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/835
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Ana Elyda de Lima | - |
dc.date.accessioned | 2013-05-15T16:48:05Z | - |
dc.date.available | 2013-05-15T16:48:05Z | - |
dc.date.issued | 2013-05-15 | - |
dc.identifier.other | CDD 512 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/835 | - |
dc.description | SILVA, A. E. de L. Álgebra recreativa: resolvendo problemas matemáticos e explorando a comunicação na sala de aula. 2012. 74f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012. | pt_BR |
dc.description.abstract | Quando o ensino da Álgebra é introduzido, no Ensino Fundamental, os alunos apresentam diversas dificuldades. É visível a dificuldade encontrada em conseguir resolver problemas que envolvam as expressões algébricas e equações de 1º grau. Quando relacionamos seu ensino-aprendizagem à utilização de uma metodologia inovadora, podemos obter uma melhor compreensão. O objetivo geral de nossa pesquisa foi utilizar a resolução de problemas com álgebra recreativa para enriquecer o processo de ensino-aprendizagem e a comunicação das expressões algébricas e equações de 1º grau. Essa pesquisa tem como objetivos específicos desenvolver e utilizar a resolução de problemas matemáticos, especificamente com as expressões algébricas; desenvolver e utilizar a resolução de problemas matemáticos, especificamente com as equações de 1º grau; estimular a interação entre os alunos nos grupos e entre os grupos durante a resolução dos problemas matemáticos e propiciar o desenvolvimento da comunicação oral e escrita, especificamente através da exploração das explicações e do questionamento. A Metodologia foi desenvolvida levando em consideração a resolução de problemas matemáticos e foi composta por três fases: o levantamento sobre os conhecimentos adquiridos, antes da aplicação do Painel Integrado, o Painel Integrado e o levantamento sobre os conhecimentos adquiridos após o Painel Integrado. A pesquisa foi realizada entre abril e maio de 2012, numa turma do 9º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Raul Córdula, em Campina Grande-PB. Os resultados evidenciam um significativo melhoramento que mostra com clareza a eficácia da Álgebra Recreativa em conjunto com a Resolução de problemas na compreensão das expressões algébricas e equações de 1º grau aliados à utilização do Painel Integrado que contribuiu para romper o padrão da comunicação e das interações na sala de aula de Matemática. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Kátia Maria de Medeiros | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Matemática - Álgebra | pt_BR |
dc.subject | Álgebra Recreativa | pt_BR |
dc.subject | Resolução de Problemas Matemáticos | pt_BR |
dc.title | Álgebra recreativa: resolvendo problemas matemáticos e explorando a comunicação na sala de aula | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 03 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Ana Élyda de Lima Silva.pdf | PDF - Ana Élyda de Lima Silva | 2.21 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.