Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8366
Título: O Processo de privatização de saúde e o fórum em defesa do SUS de Campina Grande-PB
Autor(es): Justino, Flávia Jaiane Mendes
Palavras-chave: Fórum em defesa do SUS
Política de saúde no Brasil
Reforma sanitária brasileira
Sistema Único de Saúde
Campina Grande-PB
Data do documento: 18-Set-2014
Resumo: Na contemporaneidade, a política de saúde no Brasil tem sido marcada por avanços e desafios. Evidencia-se desde a década de 1990 a contrarreforma do Estado nas políticas sociais, que teve continuidade nos governos Luís Inácio e Dilma Rousseff, ocasionando o desmonte dos direitos sociais já conquistados na Constituição Federal de 1988, bem como do Sistema Único de Saúde. Dessa forma, os governos criam novos modelos de gestão no âmbito da saúde, deixando-a cada vez mais precária, ocasionando assim perdas no caráter público, universal e ganhos à privatização dos serviços. Este Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo geral analisar os Sujeitos Políticos Coletivos do Fórum em Defesa do SUS de Campina Grande/PB criado em 2012 bem como objetivos específicos analisar os interesses defendidos pelo Fórum em Defesa do SUS de Campina Grande; Identificar as proposições dos Sujeitos Políticos Coletivos; Identificar as principais bandeiras de luta defendidas pelo Fórum; e analisar as principais dificuldades enfrentadas pelo Fórum em relação à articulação com a Sociedade Civil. Vale dizer que o Fórum é integrante da Frente Nacional contra a Privatização da Saúde e objetiva a defesa de um SUS universal, público, estatal, sob a administração direta do Estado. O Fórum luta principalmente contra a privatização da saúde e pela Reforma Sanitária enquanto projeto político emancipatório formulado nos anos 1980. Este trabalho resulta de uma pesquisa bibliográfica, documental e a observação sistemática realizada no período de 2013 a 2014. Os sujeitos pesquisados foram os Sujeitos Políticos Coletivos integrantes do Fórum em Defesa do SUS de Campina Grande/PB, correspondente às 09 (nove) entidades mais atuantes. Na contemporaneidade a nível local no município de Campina Grande- PB o estudo com análise crítica dialética revela que Fórum tem como principal bandeira a luta contra a adesão e implantação dos novos modelos de gestão expressos nas Organizações Sociais e na Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares nos Hospitais Universitários da referida cidade. Evidencia-se que muitos são os desafios e resistências enfrentados pelo Fórum para articular mais Sujeitos Políticos Coletivos e fazer as deliberações entre eles e também há resistências do reitor da Universidade Federal de Campina Grande em dialogar com o Colegiado Pleno e Sociedade Civil sobre a situação da saúde .
Descrição: JUSTINO, F. J. M. O Processo de privatização de saúde e o fórum em defesa do SUS de Campina Grande-PB. 2014. 98f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2014. [Monografia]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8366
Aparece nas coleções:24 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Flávia Jaiane Mendes Justino.pdf1.48 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.