Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8369
Título: Educação especial no município de São João do Rio do Peixe
Autor(es): Sousa, Jacob Vicente de
Palavras-chave: Necessidades especiais
Inclusão escolar
Políticas públicas educacionais
Data do documento: 6-Dez-2014
Resumo: Este trabalho tem por objetivo diagnosticar a realidade da Educação Especial nas escolas do município de São João do Rio do peixe, Paraíba, buscando especificar o número de alunos com necessidades especiais apresentadas; qual o tipo de atendimento especial desenvolvido, quais as condições das escolas frente a proposta da Educação Especial. Para tanto foi realizada uma pesquisa. O campo de pesquisa a rede de escolas do município de São João do Rio do Peixe, PBcomposta de 18 escolas municipais, 02 escolas estaduais e 01 escola da APAE. Nestas instituições foram pesquisados os professores, sendo que cada escola respondeu a um questionário com questões fechado e aberto. As entrevistas realizadas em quatro etapas. Os resultados apontaram que o movimento de educação especial dos alunos com necessidades especiais existe, enfrentando desafios, tais como falta de recursos humanos capacitados na área da educação especial, inclusão escolar, construção técnicos pedagógicos acessíveis, acessibilidade física. Partindo da análise dos resultados obtidos recomendo-se que realize açõesconcretas nas escolas municipais, estaduais da educação especial no município de São João do Rio do peixe, PB como propósito de desenvolver as Políticas públicas educacionais, especificamente as ações no programa do MEC /SETEC, denominado TEC NEP – Educação, Tecnologia e Profissionalização para pessoas com Necessidades Especiais.
Descrição: SOUSA, Jacob Vicente de. Educação especial no município de São João do Rio do Peixe. 2014. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8369
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - JACOB VICENTE DE SOUSA.pdf328.16 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.