Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8379
Título: Violência Contra o Idoso e a Saúde Pública: algumas Reflexões
Autor(es): Ramos, Edilene Brandão Viana
Palavras-chave: Envelhecimento
Violência
Idosos
Estratégia saúde da família
Data do documento: 11-Dez-2014
Resumo: A violência contra o idoso apresenta-se como um problema social, político e de saúde pública. Conhecer este fenômeno, suas causas e os tipos de violência torna-se um desafio para todos os profissionais que, direta ou indiretamente, desenvolvem ações junto a este segmento populacional. Destacamos em nossas reflexões o papel da Atenção Básica de Saúde, sobretudo da Estratégia Saúde da Família que propõe uma mudança no modelo assistencial, com foco na família no seu contexto domiciliar. Assim, o presente artigo tem como objetivos refletir sobre o fenômeno do envelhecimento e da violência contra o idoso, identificando suas diferentes tipologias e apontar as demandas postas por tal fenômeno aos serviços de saúde. Trata-se de uma pesquisa de natureza bibliográfica que procurou abordar o objeto em tela a partir de várias referências teóricas publicadas em livros, artigos e documentos oficiais e que nos permitiu concluir que a violência contra o idoso compreende uma das mais complexas expressões da questão social, de difícil abordagem, principalmente pela escassez de informação quanto aos agredidos e agressores. No entanto é possível apontar que a Estratégia Saúde da Família pode facilitar a identificação da violência contra os idosos e seu enfrentamento uma vez que oportuniza à equipe uma maior aproximação das questões que envolvem a violência.
Descrição: RAMOS, E. B. V. Violência contra o idoso e a saúde pública: algumas reflexões. 2014. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2014. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8379
Aparece nas coleções:24 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Edilene Brandão Viana Ramos.pdf472.98 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.