Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8380
Título: A (des)construção da naturalização da violência contra a mulher: como as relações de gênero se configuram na violência contra a mulher. Um olhar sobre a "barbárie de Queimadas"
Autor(es): Pereira, Nataly Barros
Palavras-chave: Cultura
Gênero
Violência
Marcha das Vadias
Barbárie de Queimadas
Feminismo
Data do documento: 10-Dez-2014
Resumo: O presente artigo mostra como o processo da cultura ocidental que inferioriza a figura da mulher e naturaliza a questão da violência estão postos na contemporaneidade, e como essa questão distingue-se de maneira hierárquica a diferença entre os sexos, na sociedade. Analisa a relação de gênero como desigualdade sexista binária e misógina estabelecida nas relações de poder na autoproclamação de uma identidade sobre a diferença do “outro”. A pesquisa apresenta um levantamento bibliográfico por meio de leitura e análise dos principais autores que discutem essa problemática. Enfatiza a violência como uma forma de poder vinculada ao domínio sobre os corpos. Observo a importância de como o movimento feminista, sobretudo a “Marcha das Vadias” enfrenta a violência contra a mulher, contextualizando nesse cenário o “presente de aniversário” do estupro coletivo da cidade de Queimadas/PB.
Descrição: PEREIRA, N. B. A (des)construção da naturalização da violência contra a mulher: como as relações de gênero se configuram na violência contra a mulher. Um olhar sobre a "barbárie de Queimadas". 2014. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2014. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8380
Aparece nas coleções:24 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Nataly Barros Pereira.pdf2.85 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.