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dc.contributor.authorLima, Luciene Paes de-
dc.date.accessioned2016-01-27T17:46:50Z-
dc.date.available2016-01-27T17:46:50Z-
dc.date.issued2014-12-11-
dc.identifier.issn361.32-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8383-
dc.descriptionLIMA, L. P. de. Conhecer para reconhecer: a socialização do Estatuto da Criança e do Adolescente no grupo de crianças do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) no bairro da ramadinha em Campina Grande-PB. 2014. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2014. [Artigo]pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho é resultado da experiência acadêmica do Estágio Supervisionado em Serviço Social realizado no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Ramadinha, município de Campina Grande-PB. O CRAS apresenta uma estrutura organizacional e funcional na qual orienta-se pelas diretrizes estruturais da proteção social de assistência social vinculada ao direito do cidadão e dever do Estado visando proporcionar a integração de famílias em risco de vulnerabilidade social e promover ações que visem o enfrentamento da pobreza, a garantia dos mínimos sociais, ao provimento de condições para atender as demandas sociais e universalização dos direitos sociais. Dessa forma, objetivou-se desenvolver um projeto de intervenção com ações sócio-educativas para sensibilizar o Grupo de Crianças assistidas pelo CRAS, sobre a importância do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) acerca dos seus direitos e deveres. A metodologia utilizada para as ações interventivas foram compostas de reuniões e oficinas, abordando informações para o Grupo participante acerca dos direitos e deveres preconizados no ECA. Durante a realização das ações interventivas junto ao Grupo de Crianças observamos que o tema já era de conhecimento da maioria das crianças devido as suas inserções em outros grupos de convivência na comunidade, as atividades desenvolvidas serviram, também, para que o Grupo tivesse mais interação entre si, já que algumas crianças tem dificuldade em lidar em público e de interagir umas com as outras. Dessa forma, compreendeu-se as principais dificuldades que permeiam o CRAS, como a falta de recursos financeiros, a precarização do trabalho dos profissionais e a desresponsabilização do poder público frente às demandas sociais enfrentadas pelos profissionais para o desenvolvimento da sua prática profissional junto a comunidade.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Profª. Mª. Aliceane de Almeida Vieira.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectPolítica de assistência socialpt_BR
dc.subjectCriançapt_BR
dc.subjectEstatuto da Criança e do Adolescentept_BR
dc.subjectDireito socioassistencialpt_BR
dc.subjectCRASpt_BR
dc.subjectAdolescentept_BR
dc.subjectAssistencialismopt_BR
dc.subjectAssistencia socialpt_BR
dc.titleConhecer para reconhecer: a socialização do Estatuto da Criança e do Adolescente no grupo de crianças do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) no bairro da ramadinha em Campina Grande-PBpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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