Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8392
Título: A importância dos controles internos para as instituições financeiras
Autor(es): Silva, Wellyton Dantas da
Palavras-chave: Auditoria
Controles internos
Instituições financeiras
Governança corporativa
Data do documento: 23-Jul-2014
Resumo: As instituições financeiras estão inseridas em um ambiente de constantes modificações e, para se adaptar ao meio e atingir os seus objetivos, devem observar as boas práticas de governança corporativa. É nesse sentido que devem gerenciar os seus sistemas de controle interno com a finalidade de produzir e divulgar informações fidedignas de seus negócios e atingir a eficiência e eficácia de suas operações. Além disso, as Instituições Financeiras utilizam-sede mecanismos de controles internos para protegerem-se de fraudes, corrupções,ineficiências e erros, visando salvaguardar seus ativos e garantir que as normas estabelecidas pela administração sejam seguidas. O presente artigo teve o objetivo de descrever a importância dos controles internos para as instituições financeiras e, para atingi-lo, tornou-se necessário analisar os conceitos relacionados a controle interno, identificar os seus princípios e os seus objetivos e descrever a evolução dos marcos regulatórios dos controles internos no mundo e no Brasil. É uma pesquisa exploratória e de revisão bibliográfica, pois busca ampliar o conhecimento a respeito da problemática através da pesquisa em publicações existentes e disponíveis. Verificou-se que os controles internos são importantes para as instituições financeiras por favorecerem o alcance dos objetivos, a mitigação de risco e a permanência no mercado.
Descrição: SILVA, W. D. da. A importância dos controles internos para as instituições financeiras. 2014. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2014. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8392
Aparece nas coleções:25 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Wellyton Dantas da Silva.pdf472.73 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.