Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8399
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Andrade, Jefferson de Sousa | - |
dc.date.accessioned | 2016-01-28T13:36:01Z | - |
dc.date.available | 2016-01-28T13:36:01Z | - |
dc.date.issued | 2015-12-02 | - |
dc.identifier.other | CDD 371. 33 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8399 | - |
dc.description | ANDRADE, J. de S. Tecnologias digitais e suas implicações no processo de ensino e aprendizagem com ênfase ao uso de dispositivos móveis. 2015. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015. | pt_BR |
dc.description.abstract | É inegável que o processo de ensino e aprendizagem tem se transformado ao longo do tempo. O desenvolvimento de concepções pedagógicas específicas reflete essa afirmação. Paralelamente, o desenvolvimento tecnológico exerce bastante influência nessa transformação, pois viabiliza o uso de certos mecanismos que tornam o sistema de ensino mais efetivo e democrático. Analisar o contexto de produção das tecnologias digitais no tocante às suas implicações no processo de ensino e aprendizagem, é o objetivo principal desse estudo. Com o desenvolvimento da Web 2.0 e da Web semântica surge uma nova abordagem pedagógica mediada pelo universo caótico das redes e que modifica as atribuições e posições dos que ensinam e dos que aprendem, tal abordagem foi proposta por Siemens (2004) e denominado conectivismo. O levantamento de dados, realizado nesse estudo, mostra que o acesso à Internet está cada vez mais popular, e não somente isso, mas que o uso de dispositivos móveis tem sido determinante para tal popularização, apesar de os números revelarem que a desigualdade econômica e a idade ainda são fatores que contribuem na intensidade do acesso à rede. Ainda assim o acesso a partir de dispositivos móveis e o uso de aplicativos voltados a esse universo se mostram vitais para a vida cotidiana, profissional e acadêmica das pessoas. Logo, é imprescindível que qualquer prática e ação referente ao processo de ensino e aprendizagem leve em consideração o grande desenvolvimento técnico científico, em especial a popularização do acesso a partir de dispositivos móveis. Tais dispositivos sugerem diversas possibilidades pedagógicas nos saberes de uma geração digital e sociedade em rede. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Antônio Carlos de Albuquerque | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Tecnologias da informação | pt_BR |
dc.subject | Tecnologias educativas | pt_BR |
dc.subject | Dispositivos móveis | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.title | Tecnologias digitais e suas implicações no processo de ensino e aprendizagem com ênfase ao uso de dispositivos móveis | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 08 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Jefferson de Sousa Andrade.pdf | PDF - Jefferson de Sousa Andrade | 1.42 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.