Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8478
Título: Cisternas do P1MC e as ações emergenciais em épocas de estiagem prolongada no sertão paraibano
Autor(es): Silva, Tércio José da
Palavras-chave: Operação pipa
Programa Um Milhão de Cisternas
Qualidade da água
Cisternas
Data do documento: 14-Dez-2015
Resumo: A Operação Pipa é um sistema assistencial de grande envergadura e elevado valor social nas situações emergenciais de longas estiagens, coordenada pelo Exército e Defesa Civil, que tem como propósito a distribuição de água potável as comunidades dispersas. De acordo com esse sistema pondera-se a eficiência de cobertura, a frequência de abastecimento, origem e qualidade da água distribuída, e seus impactos de uso à saúde pública. Embora criticada por diferentes setores o fornecimento de água por caminhões pipa é a forma mais tradicional de abastecimento dessas populações carentes que habitam estes municípios O objetivo desta pesquisa foi avaliar as operações emergenciais de distribuição de água às famílias rurais sem água potável do médio Sertão paraibano na atual seca prolongada e analisar problemas eventuais de saúde pública associados com qualidade e quantidade de água cedida pelos carros pipa. Foram realizados questionários socioculturais, visitas às famílias e coletas de águas para análises química, física e microbiológica. O presente estudo foi desenvolvido com famílias de três municípios do médio sertão paraibano em situação de calamidade pública: Quixaba, Patos e Malta, onde Malta possui IDH 0,613; Quixaba possui 94,5% da população residente em área rural, possuindo um IDH 0,599, e a população de Patos possui 32,5% residente em área rural, com IDH 0,701. Observou-se que a cobertura de atendimento com água potável não atingiu 100% dos afetados com seca, e os carros pipa não preencheram o volume total da cisterna devido à sua capacidade de transporte que varia entre 6 a 10.000. Os 16.000 l da cisterna permitiria fornecer durante um ano 8 a 9 litros de água por pessoa por dia em uma família de até 5 membros, todavia em uma única viagem devem abastecer mais de uma família. Em Quixaba obteve-se uma cobertura de 75%, em Malta de 36% e em Patos de 5%, este último foi excepcional visto que dispõem de abundante água subterrânea de boa qualidade suprindo suas necessidades, já em Malta e Quixaba foi necessário recorrer a outros tipos de água, como de açudes, barreiros ou de carros pipa com água de qualidade duvidosa para atenuar a escassez. Uma maior demanda que a prevista obrigou a aumentar a frequência de distribuição: de mensal, para quinzenal e finalmente semanal. A qualidade da água não atendeu aos padrões de potabilidade segundo a Portaria 2914/2011 do Ministério da Saúde, devido a ausência de cloro residual (deveria se manter entre 0,5 e 2,0 mgl -1 e a contaminação fecal (Coliformes Termotolerantes e Escherichia Coli), sendo um risco potencial à saúde púbica. No público alvo não houve novos casos de diarreia pelo uso dessas águas, A operação pipa, com logística complexa e limitações, soube satisfazer as necessidades básicas das comunidades rurais carentes de água na atual estiagem prolongada.
Descrição: SILVA, T. J. da. Cisternas do P1MC e as ações emergenciais em épocas de estiagem prolongada no sertão paraibano. 2015. 71f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8478
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Tércio José da Silva.pdfPDF - Tércio José da Silva1.72 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.