Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8531
Título: Perfil das lesões cutâneas encontradas em pacientes de UTI
Autor(es): Rocha, Tamires de Albuquerque
Palavras-chave: Feridas
Lesões cutâneas
Enfermagem
Cicatrização
Data do documento: 23-Jul-2014
Resumo: Feridas são lesões teciduais, deformidades ou soluções de continuidade, podendo acometer desde a epiderme até estruturas internas. As feridas representam um grande problema de saúde pública devido ao grande número de pessoas acometidas por essas lesões. Os pacientes alocados em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) são grandes candidatos para adquirirem lesões cutâneas, devido ao seu perfil crítico – como diminuição do nível de consciência, imobilidade, uso de drogas que diminuem a perfusão periférica, deficiências nutricionais e morbidades crônicas. A avaliação das feridas pelos enfermeiros é imprescindível para o seu posterior tratamento. Para isso, é necessário identificar os agentes causais e as características destas feridas. Este estudo objetivou identificar o perfil das lesões cutâneas, e o risco para desenvolvê-las, em pacientes de UTI Geral adulto de um hospital público de Campina Grande – PB. Trata-se de um estudo descritivo-exploratório, com abordagem quantitativa. A amostra foi constituída por 30 pacientes internados na UTI em questão. Além de identificar os tipos de feridas e suas características obtivemos, também, imagens fotográficas de cada lesão encontrada. Encontramos 98 lesões tegumentares, que estavam distribuídas entre feridas traumáticas (69%), úlceras por pressão (25%), feridas iatrogênicas (2%), lesões por umidade (2%), e feridas no pé diabético (2%). Dentre os subtipos das feridas traumáticas encontramos as feridas abrasivas (47%), feridas laceradas (4,9%), feridas contusas (4,4%), feridas perfurantes (7,4%), feridas cirúrgicas (30.9%), escalpelamento (2,9%) e queimadura (1,5%). Dos 30 pacientes avaliados quanto à predição para desenvolver úlceras por pressão 53% deles apresentaram um risco elevado para desenvolvê-las, 17% deles eram candidatos com risco moderado, 23% com risco pequeno, e 7% com baixo risco. Os resultados nos mostraram a grande prevalência de pacientes com alto risco para desenvolver úlceras por pressão e com presença de feridas traumáticas abrasivas, úlceras por pressão e feridas cirúrgicas, respectivamente. Enfatiza-se, então, a importância em intensificar ou aprofundar as abordagens no tocante do tema feridas em UTI, pois, para tratar com sucesso e eficiência e necessário conhecer o perfil das lesões.
Descrição: ROCHA, T. de A. Perfil das lesões cutâneas encontradas em pacientes de UTI. 2014. 95f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8531
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Tamires de Albuquerque Rocha.pdfPDF - Tamires de Albuquerque Rocha1.79 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.