Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8535
Título: Conhecimento e aplicabilidade dos instrumentos de mensuração a avaliação da dor
Autor(es): Barroso, Pamella Havelle Albuquerque
Palavras-chave: Dor
Mensuração da dor
Oncologia
Data do documento: 18-Jul-2014
Resumo: A DOR está presente no cotidiano de todo ser humano, sendo uma das principais causas de sofrimento, afetando a qualidade de vida do indivíduo. Esta condição clínica é considerada importante por ser a principal queixa apresentada pelos pacientes, a qual deve ser avaliada de maneira correta. Este estudo teve como objetivo principal avaliar o conhecimento e a aplicabilidade dos instrumentos de mensuração e avaliação da DOR por profissionais de Enfermagem. Trata-se de um estudo descritivo com abordagem quantitativa, realizado na Unidade de Internação Oncológica do Centro de Oncologia da Fundação Assistencial da Paraíba em Campina Grande, no período compreendido entre novembro de 2013 a julho de 2014. Na metodologia, a população alvo correspondeu a 16 profissionais de Enfermagem que atuavam na unidade de internação oncológica, a amostra foi do tipo não-probabilística intencional totalizando 10 sujeitos. No processamento e análise dos dados foi realizado o processo de validação por dupla alimentação independente em duas planilhas com auxílio do Statistical Package for Social Sciences (SPSS®) - Versão 18.0, foram realizados análise descritiva e Teste de Correlação de Pearson para identificar relação entre variáveis-resposta. Os resultados obtidos demonstraram nenhum conhecimento e aplicabilidade para os instrumentos de avaliação e 40% e 20% para os instrumentos de mensuração da DOR, excetuando a Escala de Categoria Verbal que apresentou 100% de conhecimento e aplicabilidade. As variáveis associadas ao conhecimento sobre os instrumentos de avaliação da DOR apresentaram correlação positiva de r=0,873 para não conhecimento destes métodos. Para as questões sobre o conhecimento de duas escalas unidimensionais, estas apresentaram correlação positiva de r=0,921 para o desconhecimento de ambas. Sugere-se que sejam realizadas atividades de educação permanente e capacitação para utilização dos instrumentos de mensuração e avaliação da DOR, bem como a instituição de um protocolo para que a DOR seja avaliada juntamente com os demais sinais vitais.
Descrição: BARROSO, P. H. A. Conhecimento e aplicabilidade dos instrumentos de mensuração a avaliação da dor. 2014. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8535
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Pamella Havelle Albuquerque Barroso.pdfPDF - Pamella Havelle Albuquerque Barroso665.99 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.