Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8536
Título: Avaliação da longitudinalidade e coordenação da atenção primária à saúde em Campina Grande – PB
Autor(es): Lourenço, Maria Beatriz Bandeira
Palavras-chave: Atenção primária à saúde
Enfermagem comunitária
Políticas públicas de saúde
Data do documento: 18-Jul-2014
Resumo: Trata-se de estudo avaliativo de caráter transversal, parte integrante do projeto “Avaliação dos Serviços de Atenção Primária à Saúde na Estratégia Saúde da Família em Campina GrandePB” do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Cientifica (PIBIC) cota 2012-2013, desenvolvido junto ao Departamento de Enfermagem da Universidade Estadual da Paraíba. O objetivo foi avaliar os atributos essenciais longitudinalidade e coordenação da atenção primária à saúde na Estratégia Saúde da Família em Campina Grande-PB. Entre abril e junho de 2013 foram entrevistados 348 usuários da Estratégia Saúde da Família com idade entre 20 e 59 de anos, que não possuam plano de saúde suplementar. O instrumento de avaliação foi o Primary Care Assessment Tool (PCATool)-Brasil versão Adulto contendo 87 itens divididos em 10 componentes e sete atributos, destes, avaliamos: Longitudinalidade, constituída por 14 itens ; e Coordenação –Integração de Cuidados, constituído por 8 itens e; Coordenação – Sistema de Informações, constituído por 3 itens. No processamento e análise dos dados utilizamos o Statistical Package for Social Sciences (SPSS) - Versão livre para armazenamento do conteúdo obtido das respostas e teve como instrumento de validação a Escala de Likert, com cinco valores. Os resultados relacionados aos componentes foram: Longitudinalidade (D=2.87); Coordenação-Integração de Cuidados (E=2.79)e; Coordenação– Sistema de Informações (F=2.88).A avaliação nos permite identificar os déficits de atenção primária para subsidiar o planejamento e programação em saúde.
Descrição: LOURENÇO, M. B. B. Avaliação da longitudinalidade e coordenação da atenção primária à saúde em Campina Grande – PB. 2014. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8536
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria Beatriz Bandeira Lourenço.pdfPDF - Maria Beatriz Bandeira Lourenço522.12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.