Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8537
Título: Aleitamento materno: conhecimentos adquiridos pelas mulheres durante o pré-natal
Autor(es): Torreão, Karolina Mahatma de Brito
Palavras-chave: Pré-Natal
Gestante
Aleitamento materno
Saúde da família
Data do documento: 28-Jul-2014
Resumo: Trata-se de uma pesquisa transversal, com abordagem quantitativa que objetivou identificar o conhecimento acerca do aleitamento materno em gestantes cadastradas nas Unidades Básicas de Saúde da família (UBSF) da cidade de Serra Branca-PB. A amostra foi composta por 54 gestantes com idade maior ou igual a dezoito anos. Cerca de 54% das gestantes tem entre 18 e 26 anos de idade, 51,9% são solteiras, 46,3% cursaram o ensino médio completo e 59,3% são agricultoras. Foi feito análise descritiva para o perfil das gestantes, Testes de Qui quadrado e Correlação de Pearson para observar diferenças estatísticas e relações entre as variáveis-resposta. A maioria das gestantes (83,3%) afirmou ter recebido informações acerca do aleitamento materno, (50%) obteve essas informações durante consultas de pré-natal e (57,4%) disseram que essas informações foram transmitidas pelo enfermeiro. Não obteve-se diferenças significativas entre as variáveis socioeconômicas e se as gestantes receberam ou não informações sobre aleitamento (p>0,05). Observou-se relação entre dificuldades para amamentar e interrupção do aleitamento materno (p=0,01), com coeficiente de correlação linear r= 0,873. Concluise que existe relação significativa entre a interrupção do aleitamento materno e dificuldade para amamentar e que a maioria das gestantes que já tiveram informações sobre aleitamento materno tem 18-26 anos, ensino médio completo, são agricultoras, possuem como renda mensal menos de um salário mínimo, realizaram entre três e quatro consultas de pré-natal. Como não se observou diferença significativa entre as variáveis, há necessidade de maiores estudos para comprovar relação entre essas variáveis socioeconômicas e o conhecimento sobre aleitamento.
Descrição: TORREÃO, K. M. de B. Aleitamento materno: conhecimentos adquiridos pelas mulheres durante o pré-natal. 2014. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8537
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Karolina Mahatma De Brito Torreão.pdfPDF - Karolina Mahatma De Brito Torreão644.98 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.