Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8538
Título: Prevalência da prática de atividade física e sua relação com o perfil lipídico de escolares adolescentes
Autor(es): Oliveira, Mayenne Rodrigues
Palavras-chave: Atividade motora
HDL-Colesterol
Dislipidemias
Atividade física
Data do documento: 24-Jul-2014
Resumo: A fim de avaliar a prevalência da prática de atividade física (AF) e sua relação com o perfil lipídico em escolares, efetuou-se estudo transversal de abordagem quantitativa, com 102 adolescentes com idades de 15 a 19 anos, estudantes do ensino médio da rede pública estadual de Campina Grande, Paraíba, Brasil. Estes foram analisados quanto às variáveis: idade, sexo, cor da pele, escolaridade materna, classe socioeconômica, estado nutricional, prática de AF e perfil lipídico. As mesmas foram obtidas por meio de formulário validado, de antropometria (peso e altura) e de coleta sanguínea por laboratório terceirizado. Foi realizada dupla digitação e utilização do SPSS 22.0. Primeiramente realizou-se análise descritiva de todas as variáveis, além de medidas de tendência central e de dispersão para as contínuas. Sendo testada a distribuição de normalidade do teste de Kolmogorov-Smirnov. De acordo com os resultados, avaliou-se a correlação pelos testes de Pearson/Spearman. Adotou-se nível de significância de 5% em todas as análises. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da Universidade Estadual da Paraíba. O sexo mais prevalente na amostra foi o feminino (64,9%) e a escolaridade materna perfez um total de 35,4% de ensino médio completo. Quanto às lipoproteínas séricas, 16% da amostra apresentaram colesterol total elevado e 66% da HDL (High Density Lipoprotein) abaixo do valor desejável. No que diz respeito à realização de AF, 60,8% apresentaram nível insuficiente. A amostra apresentou alterações lipoprotéicas e de estilo de vida insuficientemente ativo, embora a eutrofia prevalecesse. Não foram verificadas correlações estatisticamente significantes entre as variáveis do perfil lipídico e o tempo de AF. Esses achados evidenciam a importância da prática de exercícios físicos para a manutenção da saúde e deixa como sugestão a avaliação em maiores populações, para verificação do que está posto na literatura científica quanto à temática.
Descrição: OLIVEIRA, M. R. Prevalência da prática de atividade física e sua relação com o perfil lipídico de escolares adolescentes. 2014. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8538
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Mayenne Rodrigues Oliveira.pdfPDF - Mayenne Rodrigues Oliveira455.24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.