Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8540
Título: Mãe cadeirante: sentimentos e desafios experimentados
Autor(es): Oliveira, Michelly Guedes de
Palavras-chave: Enfermagem
Gravidez
Pessoas com deficiência
Maternidade
Data do documento: 25-Jul-2014
Resumo: Mulheres com deficiência têm enfrentado diversas barreiras no exercício de sua autonomia, entre elas, a dificuldade de exercer o direito à maternidade. Na perspectiva de desmistificar e valorizar o potencial das mães com deficiência, decidiu-se elaborar esta pesquisa, com o objetivo de compartilhar os desafios e as experiências vivenciados por uma mulher com deficiência física desde a concepção até a maternidade. Trata-se de um estudo de caso, com abordagem qualitativa, realizado durante o período de abril a julho de 2014 em Campina Grande - PB. O sujeito do estudo foi uma mulher com deficiência física, que deu à luz uma criança. Na análise dos dados, utilizou-se a técnica de análise de conteúdo, de onde emergiram três grandes categorias: mulher com deficiência; gestante com deficiência e mãe com deficiência. Em relação aos resultados obtidos, verificou-se: uma autoimagem fragilizada e contraditória; episódios em que o preconceito foi vivenciado pela cadeirante; preocupação por não se mostrar atraente para os homens; medo de o filho nascer com deficiência; o filho visto como uma motivação e futuro cuidador.
Descrição: OLIVEIRA, M. G. de. Mãe cadeirante: sentimentos e desafios experimentados. 2014. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8540
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Michelly Guedes de Oliveira.pdfPDF - Michelly Guedes de Oliveira512.88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.