Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8541
Título: Humanização do pré-natal através da vivência em grupos de gestantes: um relato de experiência
Autor(es): Costa, Emanuely Mabrine Ferreira
Palavras-chave: Enfermagem obstétrica
Pré-natal
Violência obstétrica
Data do documento: 16-Jul-2014
Resumo: A gestação é um momento único e especial na vida da mulher, podendo gerar incertezas, medos e inseguranças, um bom acompanhamento pré-natal é importante para solucionar as dúvidas e anseios da mulher. O objetivo deste trabalho é descrever as experiências das atividades educativas e reflexivas realizadas com gestantes, no âmbito do Projeto de Extensão intitulado: HUMANIZAÇÃO DO PRÉ-NATAL: A MULHER COMO PROTAGONISTA DA SUA GESTAÇÃO, realizado na Unidade Básica de Saúde da Família João Rique, no bairro de Bodocongó, em Campina Grande, Paraíba. Trata-se de um relato de experiência, enquanto acadêmica de enfermagem e facilitadora do grupo de gestantes que participaram do projeto. As experiências relatadas ocorreram entre o mês de outubro de 2013 a março de 2014. Durante esse período, 15 gestantes participaram de rodas de conversa sobre temas referentes à gestação e oficinas de artesanato. As rodas de conversa foram organizadas de acordo com os trimestres de gravidez, cujo objetivo era informar as gestantes e ouvir suas queixas, medos e angústias, preparando-as para uma gestação e parto tranquilos. Nas oficinas de artesanato foram confeccionadas fraldas bordadas à mão e placas de boas vindas para o novo membro da família, objetivando tornar o ambiente acolhedor e favorecer a aceitação do recém-nascido no seio familiar. Alguns temas se destacaram durante as atividades de educação em saúde do grupo e chamam a atenção para a demanda em trabalhos semelhantes: o desconhecimento do próprio corpo pelas mulheres, a falta de informação sobre o parto e os relatos de violência obstétrica. O grupo de gestantes é um espaço propício ao conhecimento, troca de experiências, esclarecimento de dúvidas e criação de vínculos. Neste, é possível trabalhar a educação em saúde de maneira mais clara, objetiva, convidativa e agradável para as gestantes.
Descrição: COSTA, E. M. F. Humanização do pré-natal através da vivência em grupos de gestantes: um relato de experiência. 2014. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8541
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Emanuely Mabrine Ferreira Costa.pdfPDF - Emanuely Mabrine Ferreira Costa1.81 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.