Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8546
Título: A poesia de Jessier Quirino como recurso didático para o estudo do conceito de paisagem em Geografia
Autor(es): Costa, Genira Pereira da
Palavras-chave: Ensino de Geografia
Paisagem
Literatura
Data do documento: 21-Nov-2014
Resumo: A utilização de novas metodologias e recursos didáticos para o Ensino de Geografia na Educação Básica tornou-se uma necessidade cada vez mais urgente no mundo contemporâneo, uma vez que há a necessidade de chamar a atenção para a importância da Geografia Escolar no que diz respeito a compreensão do mundo, sobretudo do lugar de vivencia dos alunos. Nesse sentido, este trabalho tem por objetivo apresentar a poesia matuta de Jessier Quirino “Paisagem de Interior” como recurso didático metodológico para o estudo do conceito de paisagem na turma do 9º ano da E.E.E.F. Professor Cardoso, Alagoa Nova-PB, de modo que possa ajudá-los a compreender o conceito em tela e por fim estimulá-los a elaborar seus próprios conceitos a partir da relação entre a poesia e seu cotidiano. A opção pela poesia matuta de que tem como título “Isso é cagado e cuspido paisagem de interior” se deve ao fato da mesma narrar aspectos do cotidiano das pessoas que vivem nas mesorregiões do Sertão e Agreste Paraibano, ou seja, região onde moram os alunos que pertence a escola, portanto a narrativa remete-se a aspectos de suas vidas. Para a elaboração do trabalho foi necessário buscar suporte teórico em autores como Sauer (1925), Rosendahl e Corrêa (1998), Santos (1982), Tuan (1980), Callai (2009), Cavalcante (2013), Claval (2007), dentre outros que veem a paisagem como instrumento para análise e compreensão de como as sociedades constroem seus espaços, tendo em vista que esses são resultado do processo dinâmico da sociedade e a paisagem é a materialização das ações dos grupos sociais.
Descrição: COSTA, Genira Pereira da. A poesia de Jessier Quirino como recurso didático para o estudo do conceito de paisagem em Geografia. 2014. 54f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8546
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - GENIRA PEREIRA DA COSTA.pdf1.37 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.