Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8551
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Sena, Flávia Sousa de | - |
dc.date.accessioned | 2016-02-01T17:33:55Z | - |
dc.date.available | 2016-02-01T17:33:55Z | - |
dc.date.issued | 2016-01-29 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.4 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8551 | - |
dc.description | SENA, Flávia Sousa de. Leitura e letramento: diversificando o trabalho nos diferentes níveis de ensino. 2015. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia PARFOR)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2015. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente Trabalho de Conclusão de Curso intitulado “Leitura e Letramento: Diversificando o Trabalho nos Diferentes Níveis de Ensino”, tem como objetivo principal destacar as várias formas de trabalhar a leitura como fonte de letramento nas várias etapas do ensino fundamental, de forma prazerosa e significativa para o aluno. É oriundo da necessidade de se articular a teoria à prática docente, primando por uma práxis consciente no fazer pedagógico cotidiano. Através do estágio supervisionado I, II e III, ocorreram as trocas de experiências com sujeitos originários da comunidade escolar, as observações acerca das relações estabelecidas no chão da escola, a busca investigativa do tema em foco e a nossa atuação em sala de aula. A metodologia de trabalho aconteceu em dois momentos distintos: no primeiro momento, foi realizada a observação do espaço, a diagnose do objeto de estudo, a revisão bibliográfica e a sistematização do trabalho de intervenção. No segundo momento, foram desenvolvidos projetos de intervenção onde ocorreu a apresentação da proposta de trabalho e o desenvolvimento de atividades didáticas condizentes com o grau de complexidade de cada turma, bem como, com a realidade social de cada grupo de alunos em atendimento. Pode-se considerar a leitura como um elemento de extrema relevância no processo de letramento, conscientização e construção de personalidades cidadãs atuantes no cenário social e político. Destaca-se ainda que, para a obtenção de êxito no referido processo é necessário a utilização de métodos diversificados que estimulem a construção do saber coletivo e individual, tornando o aluno parte principal na edificação da sua própria aprendizagem. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Maria de Fátima Ferreira de Araújo | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.subject | Letramento | pt_BR |
dc.subject | Construção | pt_BR |
dc.subject | Saber | pt_BR |
dc.subject | Conscientização | pt_BR |
dc.title | Leitura e letramento: diversificando o trabalho nos diferentes níveis de ensino | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 33 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Flávia Sousa de Sena.pdf | PDF - Flávia Sousa de Sena.pdf | 883.33 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.