Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8568
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Maria da Conceição Vieira da-
dc.date.accessioned2016-02-01T18:52:40Z-
dc.date.available2016-02-01T18:52:40Z-
dc.date.issued2016-01-30-
dc.identifier.otherCDD 372.4-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8568-
dc.descriptionSILVA, Maria da Conceição Vieira da. Experiência de leitura no ensino fundamental da escola Deputado Flaviano Ribeiro Filho. 2015. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia PARFOR)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2015pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho é fruto do estágio supervisionado, da experiência docente realizada que tem por objetivo, apresentar a nossa contribuição na área de leituras praticadas por vários alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Deputado Flaviano Ribeiro Filho, durante um período de 04 anos (2010/2014). Estes alunos que apresentavam dificuldades de leitura na faixa etária de 7 a 12 anos, e encontram-se cursando as turmas dos 2º, 3º, 4º e 5º anos respectivamente. O ponto de partida para utilização do nosso método foi a realidade do aluno e seu contexto social. O aprendizado da leitura foi direcionado à exploração de materiais diversos que permitiam ao educando, desfrutar desses para se apropriar do conhecimento. Essa abordagem envolve a identificação de palavras conhecidas dentro de textos, permitindo ao aluno leitor seguir uma rota visual, isto é, começar a escrever a partir da representação mental das palavras. Foram utilizados vocábulos que agregaram um significado e que lhe permitiram refletir sobre a realidade atual. A partir do texto, chegou-se à palavra, posteriormente, às sílabas e às letras; partiu-se de estruturas complexas para simples palavras ligadas ao cotidiano do aluno, com vistas a buscar a interação literária com o conteúdo. Consideramos a leitura uma ferramenta essencial no processo de aprendizagem, que buscamos através de diversos textos, um apoio teórico para essa proposta de trabalho. Pretende-se que a referida experiência, contribua para um enriquecimento pessoal e profissional de todos aqueles que fizerem uso, a fim de otimizar o processo de aprendizagem e ajudar os educandos com dificuldades de leitura a vencerem os desafios. Principalmente no que diz respeito ao processo contínuo de aprendizagem na escola publica, aprender através do incentivo, objetiva o desenvolvimento no processo ensino-aprendizagem.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Maria de Fátima Ferreira de Araújopt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectExperiênciapt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_BR
dc.titleExperiência de leitura no ensino fundamental da escola Deputado Flaviano Ribeiro Filhopt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:33 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria da Conceição Vieira da Silva.pdf7.41 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.