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dc.contributor.authorMartins, Maria de Lourdes-
dc.date.accessioned2016-02-01T18:53:11Z-
dc.date.available2016-02-01T18:53:11Z-
dc.date.issued2016-01-30-
dc.identifier.otherCDD 372.24-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8569-
dc.descriptionMARTINS, Maria de Lourdes. A importância do lúdico nas brincadeiras da educação infantil. 2015. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia PARFOR)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2015.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho de Conclusão de Curso, é o resultado do estágio supervisionado I, II,e III e da minha prática na Creche Escola Maria Anunciada de Santana da rede Municipal de Santa Rita. Nele será mostrado a importância das brincadeiras no processo de socialização das crianças, como também sua relevância no processo ensino e aprendizagem, através dos jogos e dos brinquedos. Tendo como tema central “as brincadeiras na construção do processo de ensino e aprendizagem na educação infantil”, buscando embasamento na prática pedagógica e na bibliografia disponível, para entender como a criança aprende através da ludicidade e no processo de ensino/aprendizagem. Por meio desta realidade, foi possível entender o quanto o lúdico pode ser um instrumento importante na aprendizagem, no desenvolvimento cognitivo, afetivo e social das crianças.. Podemos dizer que, o lúdico é uma ferramenta pedagógica que os professores deverão utilizar em sala de aula como técnicas metodológicas na aprendizagem, visto que através da ludicidade os alunos poderão aprender de forma mais prazerosa, concreta e, consequentemente, mais significativa, culminando em uma educação de qualidade. Através dos jogos lúdicos, do brinquedo e da brincadeira, desenvolve-se a criatividade, a capacidade de tomar decisões e ajuda no desenvolvimento motor da criança. Além destas razões, tornam as aulas mais atraentes para os alunos São a partir de situações de descontração que o professor poderá desenvolver diversos conteúdos, gerando uma integração entre as matérias curriculares. Além disso, serão abordados elementos que caracterizam os diversos tipos de jogos, brinquedos e brincadeiras que facilitam em maior âmbito a aprendizagem das crianças. O estudo demonstrou a importância das brincadeiras para o desenvolvimento sócio-cognitivo da criança, que foi comprovado pela literatura consultada e os resultados ao final da intervenção docente durante o estágio, que propiciou um novo olhar para a educação infantil abandonando uma rotina sistematizada que deixa o lúdico em segundo plano. Concluí-se que a brincadeira também é uma forma de proporcionar o aprendizadopt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Maria de Fátima Ferreira de Araújopt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectBrincadeiraspt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_BR
dc.titleA importância do lúdico nas brincadeiras da educação infantilpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:33 - TCC

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