Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8577
Título: Técnicas de análise de sobrevivência aplicado a dados de pacientes com Mieloma Múltiplo
Autor(es): Almeida, Pablo Lourenço Ribeiro de
Palavras-chave: Análise de sobrevivência
Mieloma múltiplo
Estimador de Kaplan-Meier
Modelos de regressão
Data do documento: 11-Dez-2015
Resumo: A Análise de Sobrevivência pode ser caracterizada por um conjunto de t écnicas estatí sticas que têm como objetivo principal a an álise de tempos até a ocorrência de um determinado evento de interesse, onde as observa ções são acompanhadas ao longo de per íodos de tempo. Para este m, foi utilizado a An álise de Sobrevivência aplicado a dados de pacientes com Mieloma M últiplo, onde esta an álise de sobrevivência é realizada para responder o tempo m édio de vida desses pacientes e possí veis causas que alteram esse tempo de vida, assim como, escolher uma distribui ção e obter o modelo que melhor se ajustem aos dados. Para essas an álises foi utilizado t écnicas param étricas por meio de modelos de tempo de vida acelerado, técnicas não-param étricas, tais como Kaplan-Maier e modelos de regressão de sobrevivência. Para tanto, foi possí vel identifi car que a presen ça de uma covariável chamada RENAL teve influência direta no tempo de sobrevivência dos pacientes, al ém de obter o modelo Log-Normal como sendo o modelo que melhor descreve o comportamento de vida dos pacientes no estudo. Para a aplicação de tais técnicas, contamos com a ajuda do software R 3.2.2.
Descrição: ALMEIDA, P. L. R. de. Técnicas de análise de sobrevivência aplicado a dados de pacientes com Mieloma Múltiplo. 2015. 53f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Estatística)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8577
Aparece nas coleções:09 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Pablo Lourenço Ribeiro de Almeida.pdfPDF - Pablo Lourenço Ribeiro de Almeida6.43 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.