Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8580
Título: Concepções de crianças sobre justiça à luz do filme “O Rei Leão”
Autor(es): Oliveira, Edineide Saturnino de
Palavras-chave: Valores morais
Justiça
Criança
Psicologia do desenvolvimento
Data do documento: 3-Dez-2015
Resumo: Estudos sobre o desenvolvimento da moralidade defendem a ideia de que este processo se inicia na infância e se constitui a partir das relações sociais, cognitivas e afetivas. No contexto dos valores morais, destaca-se a noção de justiça pesquisada por Piaget e seus seguidores, considerando-a como um processo de construção que ocorre a partir dos primeiros anos da vida e vai até a adolescência. Dessa forma, a criança inicialmente desenvolve a noção de justiça imanente, evoluindo para justiça distributiva e, finalmente, a noção de justiça distributiva. Diante disto e buscando aprofundar os estudos sobre moralidade e justiça, este trabalho tem como objetivo analisar as concepções de justiça em crianças entre cinco (05) e dez (10) anos de idade, a partir da análise do filme ―O Rei Leão‖, buscando compreender como essas concepções se diferenciam considerando as diferentes faixas etárias. Essa pesquisa foi desenvolvida através do uso da técnica de grupo focal, sendo realizada em uma escola da rede pública de ensino, localizada em Campina Grande – PB. Participaram deste estudo dois grupos focais, cada um com dez crianças. O primeiro, constituídospor crianças entre cinco (05) e sete (07) anos e o segundo, por crianças entre oito (08) e dez (10) anos de idade. Durante a pesquisa foi utilizado um questionário sócio-demográfico, com o objetivo de caracterizar o nível social e econômico das famílias dos participantes. A coleta de dados foram constituídas por duas etapas: a primeira,constitui-se em contatar a escola e os alunos para realização do sorteio dos participantes. A segunda, consistiu na separação das crianças em dois grupos focais, além de realizar três encontros com cada grupo. Os dados foram obtidos seguindo um roteiro elaborado previamente e analisado qualitativamente, segundo análise de Bardin. Os resultados foram agrupados em dois grandes temas: relação entre castigo e justiça e, noções de justiça. O primeiro tema apresentou as seguintes categorias: realismo moral; indícios de consciência dos prejuízos físicos e castigo relacionado a prejuízos físicos e afetivos. O segundo, agrupou as categorias: justiça imanente; justiça retributiva e justiça distributiva.
Descrição: OLIVEIRA, E. S. de. Concepções de crianças sobre justiça à luz do filme “O Rei Leão”. 2015. 69f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8580
Aparece nas coleções:28 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Edineide Saturnino de Oliveira.pdfPDF - Edineide Saturnino de Oliveira659.1 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.