Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8591
Título: O papel da avaliação de desempenho na administração pública: uma proposta a ser aplicada na pró-reitoria de graduação da Universidade Federal da Paraíba
Autor(es): Oliveira, Mateus Lins de
Palavras-chave: Nova Gestão Pública
Gestão da Qualidade
Estrutura Comum de Avaliação
Data do documento: 2-Fev-2016
Resumo: Este artigo tem como principal objetivo propor um instrumento de avaliação de desempenho a ser aplicado na Pró-reitoria de Graduação da Universidade Federal da Paraíba. Trata-se de um estudo que teve início com o avanço da Administração pública para uma “nova gestão pública”, cuja principal característica é a fusão dos conceitos das empresas privadas (eficiência, produtividade e qualidade) com os valores mais tradicionais da administração pública (democracia, transparência, isonomia e probidade). Dessas características destaca-se a Gestão da Qualidade, instrumento utilizado para evitar o desperdício e proporcionar a maior satisfação possível para o cidadão. Como para ter qualidade é necessário avaliar, este trabalho sugere uma ferramenta de autoavaliação da qualidade desenvolvida na União Europeia, e utilizada por países da Europa, a Commom Assessment Framework, ou Estrutura Comum de Avaliação – CAF, cujo elevado interesse de muitas instituições de ensino por ela, fez com que fosse desenvolvido um modelo de autoavaliação e melhoria do desempenho organizacional com linguagem e exemplos de práticas específicos para o setor da educação denominada CAF Educação.
Descrição: OLIVEIRA, Mateus Lins de. O papel da avaliação de desempenho na administração pública: uma proposta a ser aplicada na pró-reitoria de graduação da Universidade Federal da Paraíba. 2014. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Pública)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8591
Aparece nas coleções:94 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Mateus Lins de Oliveira.pdf5.77 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.