Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8592
Título: Análise de crédito: uma revisão de literatura sobre os modelos de credit scoring
Autor(es): Barbosa, Igor Mikhail de Araújo Martins
Palavras-chave: Análise de crédito
Teoria
Prática
Data do documento: 2-Fev-2016
Resumo: Os modelos de análise de crédito são ferramentas empregadas por empresas a fim de avaliar o risco envolvido em transações comerciais a prazo. Com base em determinados cálculos, o credor toma a decisão de efetuar essas transações. O objetivo deste artigo é revisar a literatura sobre a teoria e a prática dos modelos de análise de crédito. Ele se baseia em Lima (2010), Santos (2000), Securato (2002), Schrickel (2000), Silva (2013), entre outros autores, sendo empregados o método qualitativo e as técnicas bibliográficas de pesquisa (ZANELLA, 2009). Selecionada a bibliografia sobre o tema, foram feitas leituras e fichamentos para compreender o que diz a teoria e a prática de análise de crédito. Com isso, foi feita uma revisão de literatura sobre o assunto, evidenciado questões de ordem teórica e metodológica. Com isso, pode-se concluir que a análise de crédito constitui um instrumento que ajuda as organizações a aumentarem seus lucros, pois, entre outras razões, faz com que a consulta ao crédito seja um processo mais confiável. Consequentemente, a probabilidade de inadimplência torna-se menor. Na prática dos modelos de credit scoring, o funcionário tem de ser devidamente preparado para lidar com o modelo em si e com eventuais problemas que ele apresente. O analista tem de verificar cuidadosamente as informações usadas nesse processo para que nenhuma das partes envolvidas seja prejudicada. Se for o caso, ele deve intervir a fim de solucionar falhas decorrentes da coleta das informações. Enfim, a análise de crédito é uma ferramenta administrativa que torna a empresa mais produtiva, devendo ser utilizado de forma coerente pelo analista para que surta o efeito pretendido.
Descrição: BARBOSA, Igor Mikhail de Araújo Martia. Análise de crédito: uma revisão de literatura sobre os modelos de credit scoring. 2015. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Pública)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8592
Aparece nas coleções:94 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Igor Mikhail de Araújo Martins Barbosa.pdf6.66 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.