Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8594
Título: Formalizando uma empresa: o longo trajeto do sonho à ação empreendedora
Autor(es): Souza, Luciano de Holanda de
Palavras-chave: Empreendedorismo
Formalização de empresa
Processo de abertura empresarial
Data do documento: 2-Fev-2016
Resumo: O presente artigo tem como objetivo analisar os caminhos que são traçados para formalizar uma empresa, com o intuito de identificar as etapas que são preponderantes para os empreendedores que correm atrás do sonho de abrir um negócio. Para tanto, optou-se, a partir do método de pesquisa bibliográfica e exploratória, responder à seguinte pergunta de investigação: Que procedimentos formais devem ser enfrentados nesse trajeto para abrir uma empresa e realizar o sonho de ser empreendedor? Sendo assim, elegeu-se como objeto de estudo os processos e mecanismos burocráticos que fazem parte desse investimento. O objeto em análise é uma iniciativa, que além de ser acadêmica, visa também o avanço na questão profissional e científica. Os resultados da pesquisa contribuíram para o entendimento do processo de abertura de uma empresa e para a formação de conhecimento aplicável à prática empresarial. No decorrer do trabalho identificou-se que existem casos em que o empreendedor enfrenta um processo de forma natural quando o objetivo está claro. Por outro lado, o empreendedor também aplica o seu método experimental, ou seja, coloca as ideias em prática, ou altera, dependendo da viabilidade do negócio.
Descrição: SOUZA, Luciano de Holanda de. Formalizando uma empresa: o longo trajeto do sonho à ação empreendedora. 2014. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Pública)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8594
Aparece nas coleções:94 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Luciano de Holanda de Souza.pdf6.37 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.