Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8600
Título: Incidência de Klebsiella spp., resistotipagem e atividade antimicrobiana em isolados hospitalares
Autor(es): Costa, Rayane Gomes de Queiroga
Palavras-chave: Resistência bacteriana
Atividade antimicrobiana
Epidemiologia
Fármacos
Data do documento: 4-Dez-2015
Resumo: A utilização inadequada de antimicrobianos pode levar a um comprometimento da resposta clínica, elevando os custos com internação e acarretando o surgimento de bactérias multirresistentes. Buscando inferir à respeito desta disseminação microbiológica, objetivou-se neste estudo realizar um levantamento epidemiológico de culturas onde foram obtidos isolados pertencentes ao gênero Klebsiella e testar a atividade antimicrobiana de derivados N-acilidrazônicos, pela técnica da microdiluição frente à três estirpes bacterianas. A coleta de dados foi feita em um laboratório de análises clínicas que presta serviço a um hospital da cidade de Campina Grande-PB, durante o período de abril/2014 a agosto/2014 e novembro/2014 a março/2015. Para a determinação da ação antibacteriana seguiu-se a técnica de microdiluição e definição da concentração inibitória mínima (CIM), em uma cepa controle ATCC, outra produtora de beta-lactamase de espectro estendido (ESBL) e uma produtora de Klebsiella pneumoniae carbapenemase (KPC). Dentre as 170 culturas com crescimento bacteriano, 18 (10,6%) foram positivas para o gênero Klebsiella e destas 17 (94,5%) pertenciam à espécie K. oxytoca. O sexo mais acometido foi o feminino, com 14 (77,8%) casos e destes 12 (78,6%) eram oriundos de urocultura, quanto ao perfil de resistência, foram determinados 17 fenótipos diferentes, com maiores índices de diminuição da atividade para os antibióticos Cefalotina (55,6%), Cefoxitina (55,6%), Cefalexina (50,0%), Cloranfenicol (66,7%), Sulfazotrim (66,7%) e Tetraciclina (83,3%). As CIMs encontradas frente às três estirpes em questão, foram de 1.024µg/mL e o possível efeito bacteriostático pode ser conferido a molécula 10 frente a cepa produtora de ESBL e para as moléculas 5 e 9 testadas na cepa produtora de KPC. Portanto, estudos à respeito de micro-organismos patogênicos que colonizam o ambiente hospitalar são fundamentais, para que seja possível avaliar a incidência e traçar os mecanismos de resistência, a fim de minimizar a propagação e consequentemente as infecções. À vista disso, é de suma importância o surgimento de novas drogas, bem como o melhoramento das já existentes, desse modo mais pesquisas envolvendo os derivados N-acilidrazônicos fazem-se necessárias para garantia do arsenal farmacológico antimicrobiano.
Descrição: COSTA, R. G. de Q. Incidência de Klebsiella spp., resistotipagem e atividade antimicrobiana em isolados hospitalares. 2015. 63f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8600
Aparece nas coleções:13 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Rayane Gomes de Queiroga Costa.pdfPDF - Rayane Gomes de Queiroga Costa1.97 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.