Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8601
Título: O gradiente salino é o fator estruturante para a distribuição e composição da macrofauna bentônica em estuários tropicais?
Autor(es): Olímpio, Monalisa dos Santos
Palavras-chave: Estuários
Ecossistemas tropicais
Macroinvertebrados bentônicos
Sazonalidade
Data do documento: 4-Dez-2015
Resumo: Estuários são ecossistemas localizados nas zonas costeiras onde ocorre uma interação entre a água do mar e a água doce continental. Resultando em ambientes altamente dinâmicos caracterizados por uma extensa variabilidade espaço-temporal, influenciados principalmente pelos regimes hidrológicos e pela variação nos teores de salinidade. O objetivo deste estudo foi avaliar e caracterizar comparativamente a estrutura, composição e distribuição da comunidade de macroinvertebrados bentônicos entre o período seco e chuvoso, entre estuários tropicais e entre o gradiente salino, a fim de verificar se a salinidade neste caso será um fator determinante para a comunidade da macrofauna bentônica. O estudo foi realizado em estuarios tropicais e em dois peridos sazonais (período seco e chuvoso). Em cada estuário foram determinadas quatro zonas subtidais a partir do gradiente salino, profundidade e granulometria. Em cada zona foram estabelecidos três pontos de amostragem cada qual com três unidades amostrais. Em cada ponto foram coletados variáveis ambientais e biológicas. Em geral, ambos os estuarios analisados apresentaram altos valores de nutrientes (amônia, nitrato, nitrito e P-total). Ao total foram coletados 25.950 indivíduos pertencentes a 136 táxons, sendo os gêneros de poliqueta Laeonereis e insecta Polypedium os mais representativos entre os períodos e estuários. Os maiores valores de biomassa e riqueza foram observados no período chuvoso. A salinidade mostrou um efeito positivo sobre riqueza em ambos os estuários e períodos de amostragem, aumentando significativamente com o aumento da concentração salina. A composição das espécies diferiu entre os períodos, estuários e zonas, sendo a salinidade a variável direcionadora para a estruturação da macrofauna bentônica em estuários tropicais em escala espaço-temporal
Descrição: OLÍMPIO, M. dos S. O gradiente salino é o fator estruturante para a distribuição e composição da macrofauna bentônica em estuários tropicais?. 2015. 70f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8601
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Monalisa dos Santos Olímpio.pdfPDF - Monalisa dos Santos Olímpio2.01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.