Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8602
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Santos, Josênelle Cavalcante | - |
dc.date.accessioned | 2016-02-02T20:29:27Z | - |
dc.date.available | 2016-02-02T20:29:27Z | - |
dc.date.issued | 2015-12-01 | - |
dc.identifier.other | CDD 516 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8602 | - |
dc.description | SANTOS, J. C. Uma análise do nível de desenvolvimento do pensamento geométrico de alunos concluintes do curso de Licenciatura em Matemática: Contribuições da Teoria de Van Hiele. 2015. 61f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015. | pt_BR |
dc.description.abstract | Na educação básica, a Geometria é um ramo da Matemática que tem importância fundamental para a formação intelectual de futuros profissionais. Nossa experiência como professores do Ensino Básico, bem como a atuação na disciplina de Estágio Supervisionado e no Curso de Extensão Pré-Vestibular na Universidade Estadual da Paraíba, revelaram o quanto os alunos sentem dificuldades em compreender definições e, mais ainda os conceitos geométricos. Constatações como estas leva-nos a supor que existe uma ausência do ensino da Geometria desde os anos iniciais. Tal ausência pode ser atribuída a vários fatores, alguns, inclusive, relacionados à formação docente. Em nosso estudo, apresentamos o modelo de desenvolvimento do pensamento geométrico de Van Hiele, cujos pressupostos teóricos embasam o presente trabalho. O objetivo dessa pesquisa é analisar o nível de desenvolvimento do pensamento geométrico de um grupo de alunos concluintes do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual da Paraíba – UEPB, Campus I – Campina Grande, utilizando o modelo de Van Hiele. Metodologicamente, nossa pesquisa apresenta características de um estudo qualitativo, abordando também, aspectos quantitativos, no qual aplicamos um questionário e uma sequência de atividades que abordaram conceitos geométricos. Os resultados indicam desempenhos satisfatórios no que se refere à compreensão dos conceitos geométricos, no entanto percebemos a necessidade de aprofundamento com relação ao ensino da Geometria por parte dos envolvidos neste estudo. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: José Roberto Costa Júnior | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Geometria | pt_BR |
dc.subject | Educação Matemática | pt_BR |
dc.subject | Pensamento geométrico | pt_BR |
dc.subject | Teoria de Van Hiele | pt_BR |
dc.title | Uma análise do nível de desenvolvimento do pensamento geométrico de alunos concluintes do curso de Licenciatura em Matemática: Contribuições da Teoria de Van Hiele | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 03 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Josênelle Cavalcante Santos.pdf | PDF - Josênelle Cavalcante Santos | 800.62 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.