Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8602
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSantos, Josênelle Cavalcante-
dc.date.accessioned2016-02-02T20:29:27Z-
dc.date.available2016-02-02T20:29:27Z-
dc.date.issued2015-12-01-
dc.identifier.otherCDD 516-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8602-
dc.descriptionSANTOS, J. C. Uma análise do nível de desenvolvimento do pensamento geométrico de alunos concluintes do curso de Licenciatura em Matemática: Contribuições da Teoria de Van Hiele. 2015. 61f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.pt_BR
dc.description.abstractNa educação básica, a Geometria é um ramo da Matemática que tem importância fundamental para a formação intelectual de futuros profissionais. Nossa experiência como professores do Ensino Básico, bem como a atuação na disciplina de Estágio Supervisionado e no Curso de Extensão Pré-Vestibular na Universidade Estadual da Paraíba, revelaram o quanto os alunos sentem dificuldades em compreender definições e, mais ainda os conceitos geométricos. Constatações como estas leva-nos a supor que existe uma ausência do ensino da Geometria desde os anos iniciais. Tal ausência pode ser atribuída a vários fatores, alguns, inclusive, relacionados à formação docente. Em nosso estudo, apresentamos o modelo de desenvolvimento do pensamento geométrico de Van Hiele, cujos pressupostos teóricos embasam o presente trabalho. O objetivo dessa pesquisa é analisar o nível de desenvolvimento do pensamento geométrico de um grupo de alunos concluintes do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual da Paraíba – UEPB, Campus I – Campina Grande, utilizando o modelo de Van Hiele. Metodologicamente, nossa pesquisa apresenta características de um estudo qualitativo, abordando também, aspectos quantitativos, no qual aplicamos um questionário e uma sequência de atividades que abordaram conceitos geométricos. Os resultados indicam desempenhos satisfatórios no que se refere à compreensão dos conceitos geométricos, no entanto percebemos a necessidade de aprofundamento com relação ao ensino da Geometria por parte dos envolvidos neste estudo.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: José Roberto Costa Júniorpt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEnsino de Geometriapt_BR
dc.subjectEducação Matemáticapt_BR
dc.subjectPensamento geométricopt_BR
dc.subjectTeoria de Van Hielept_BR
dc.titleUma análise do nível de desenvolvimento do pensamento geométrico de alunos concluintes do curso de Licenciatura em Matemática: Contribuições da Teoria de Van Hielept_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:03 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Josênelle Cavalcante Santos.pdfPDF - Josênelle Cavalcante Santos800.62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.