Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8604
Título: Efeito de exercícios de estabilização escapular em indivíduos com sintomatologia de dor no ombro: Uma revisão sistemática
Autor(es): Vigolvino, Lorena Passos
Palavras-chave: Síndrome do impacto subacromial
Ombros
Escápula
Reabilitação
Fibras musculares
Data do documento: 30-Nov-2015
Resumo: A síndrome do impacto subacromial é o diagnóstico mais comum entre as causas de dores no ombro, afetando aproximadamente metade de todos os que sofrem com dores no ombro, podendo estar relacionado com atividades esportivas ou movimentos repetitivos do cotidiano. A estabilidade do ombro é conferida pelos músculos escapulares que fixam a escápula ao tórax, posicionando adequadamente a cavidade glenoide em relação ao úmero e proporcionando uma base estável para o manguito rotador. A aplicação de exercícios de fortalecimento e técnicas de estabilização escapular fazem parte de programas de reabilitação para pessoas com disfunções do ombro. Objetivo: Descrever o efeito de exercícios estabilizadores da escapula em indivíduos com sintomatologia de dor no ombro, através de uma revisão sistemática. Método: As buscas foram realizadas nas bases de dados LILACS, MEDLINE, PUBMED e PEDro, com os seguintes critérios: ser publicado entres os anos de 2000 e 2015, ter sido publicado no período de 2000 a 2015, ter população com idade maior que 18 anos e de ambos os sexos; estarem incluídos em estudos clínicos randomizados e estarem escritos nas línguas inglês e português. Resultados: A busca inicial resultou em 1153 artigos e, ao final, foram selecionados 4 artigos. Discussão: A presente revisão encontrou efeitos proporcionados pelos exercícios de estabilização escapular em indivíduos com disfunções no ombro. Dentre as variáveis revisadas, somente para a atividade eletromiografica não houve resultado significativo. Quanto às demais variáveis, os resultados disponíveis na literatura mostraram melhora significativa. Considerações finais: Constatou-se que, na prática clínica os exercícios para estabilização escapular proporcionam resultados positivos para tratamentos de reabilitação de ombro.
Descrição: VIGOLVINO, L. P. Efeito de exercícios de estabilização escapular em indivíduos com sintomatologia de dor no ombro: Uma revisão sistemática. 2015. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8604
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Lorena Passos Vigolvino.pdfPDF - Lorena Passos Vigolvino988.94 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.