Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8605
Título: Avaliação dos efeitos da estimulação transcraniana não invasiva, sobre a excitabilidade cortical e a habilidade motora manual de indivíduos hemiparéticos
Autor(es): Visco, Diego Bulcão
Palavras-chave: Acidente Vascular Cerebral
Estimulação Magnética Transcraniana
Estimulação Transcraniana por Corrente Contínua
Data do documento: 30-Nov-2015
Resumo: Avaliar os efeitos da Estimulação Cerebral Não Invasiva (ECNI), sobre a excitabilidade cortical e função motora de indivíduos hemiparéticos crônicos, através da neuromodulação simultânea utilizando a Estimulação Transcraniana por Corrente Contínua (ETCC) e a Estimulação Magnética Transcraniana repetitiva (EMTr). METÓDOS: trata-se de um estudo pré-experimental, com indivíduos hemiparéticos com déficit funcional no membro superior, que participaram de duas condições de estimulação, sendo: condição 1 experimental e condição 2 controle. Os voluntários foram avaliados antes e após a intervenção com a ECNI, através do Teste de Caixa e Blocos para habilidade manual, do dinamômetro hidráulico de mão, da Eletromiografia de superfície dos músculos braquiorradial e extensor comum dos dedos do membro superior acometido e pela EMT para avaliação do Limiar Motor. Na condição 1 realizou a ETCC anódica de 1 mA no M1 ipsilesional e simultaneamente com a EMTr com 0,8 Hz no M1 contralesional com estímulos correspondentes à 90% do limiar motor, com duração de 20 minutos de estimulação. A condição 2 teve a mesma montagem, no entanto, com a estimulação sham. Os dados foram analisados por meio de estatística descritiva e inferencial através do SPSS versão 20, sendo adotado p< 0,05. RESULTADOS: verificou-se melhora estatisticamente significativa no desempenho motor pelo teste caixa e blocos (p=0,027281) e na força muscular de preensão manual através do dinamômetro hidráulico (p=0,043114) após a condição 1. Foram evidenciadas melhoras na amplitude de ativação muscular no músculo braquiorradial e no músculo extensor comum dos dedos do membro acometido após a condição 1, assim como na redução da excitabilidade do hemisfério contralesional, no entanto, sem significância. CONCLUSÃO: o uso da ECNI apresenta-se como uma ferramenta potencial capaz de promover a regulação da competição inter hemisférica e melhora da funcionalidade do indivíduo hemiparético.
Descrição: VISCO, D. B. Avaliação dos efeitos da estimulação transcraniana não invasiva, sobre a excitabilidade cortical e a habilidade motora manual de indivíduos hemiparéticos. 2015. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8605
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Diego Bulcão Visco.pdfPDF - Diego Bulcão Visco889.92 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.