Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8609
Título: Proposta metodológica de ensino e aprendizagem da trigonometria na Educação Fundamental
Autor(es): Lima, Hélio
Palavras-chave: Ensino de Matemática
Educação Fundamental
Trigonometria
Metodologia de Ensino
Data do documento: 10-Dez-2015
Resumo: Este trabalho teve como objetivo principal, implementar e analisar uma proposta pedagógica de ensino, com o intuito de potencializar a construção dos conceitos das razões trigonométricas básicas: seno, cosseno e tangente em uma turma do 9° ano do ensino fundamental de uma escola municipal da cidade de Lagoa Seca PB. Nossa proposta se norteou principalmente nas premissas dos Parâmetros Curriculares Nacionais (2001), tendo também, como fontes inspiradoras, a leitura de obras de importantes autores tais como: David Ausubel, (1980), Piaget (1987), Paulo Freire (1996), Ubiratan D‟Ambrósio (1996), Boyer (1996), entre outros. Contribuíram também para a sedimentação desta pesquisa, outros trabalhos com temas correlatos ao nosso, ou seja, o estudo da Trigonometria no Triângulo Retângulo. Obras estas, que poderão ser verificadas na referência bibliográfica deste trabalho. Em nossa metodologia, lançamos mão da História da Matemática, da Resolução de Problemas e da aplicação da Trigonometria em situações práticas. Buscamos com isso, um melhor aproveitamento do conteúdo através das valorizações das estratégias e dos conhecimentos prévios dos alunos. Os resultados da pesquisa, de acordo com as respostas orais e escritas obtidas, mostraram um maior interesse pelo conteúdo trigonométrico, uma maior motivação na realização das atividades. Ao final, de acordo com os resultados obtidos, verificamos que houve um aproveitamento significativo na construção dos conceitos das razões trigonométricas básicas, de acordo com os objetivos estabelecidos.
Descrição: LIMA, H. Proposta metodológica de ensino e aprendizagem da trigonometria na Educação Fundamental. 2015. 70f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8609
Aparece nas coleções:03 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Hélio Lima.pdfPDF - Hélio Lima2.15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.