Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8612
Título: Analisando o trabalho realizado por alunos do Ensino Médio de uma sequência de ensino da estatística utilizando o ambiente virtual AVALE
Autor(es): Souza, Ana Paula Domingos de
Palavras-chave: Educação estatística
Ambiente Virtual de Apoio ao Letramento Estatístico
Tecnologias de comunicação e informação
Aprendizagem
Data do documento: Jul-2015
Resumo: Nos estudos realizados nessa pesquisa notou-se que o ensino e aprendizagem da Matemática ainda apresentam dificuldades a serem superadas como, falta de entusiasmo dos alunos, acomodação por parte de alguns professores, poucos recursos, entre outros. É notável que o conteúdo referente à Educação Estatística, mesmo as definições e conceitos mais triviais como população e censo, variáveis e seus tipos, tabela de distribuição de frequência simples e de dupla entrada, medidas estatísticas (média, mediana, moda e amplitude total) são de difícil compreensão para grande maioria dos alunos, seja pela má formação dos professores, que não se sentem preparados para ensinar tal conteúdo ou desinteresse dos alunos. Trata-se de um tema praticamente não abordado nas escolas da rede pública, e quando lecionado o é feito de maneira bastante superficial. Buscando contribuir positivamente, neste cenário de dificuldades, nesta pesquisa foi realizada uma breve exposição das definições e conceitos estatísticos relatados acima, seguida da resolução de alguns exemplos de simples compreensão para fixação do conteúdo. Em seguida, já familiarizados com os conceitos que iriam ser abordados na Sequência de Ensino Perfil da Turma, partimos para o trabalho no Laboratório de Informática, no qual foi apresentado aos alunos o AVALE (Ambiente Virtual de Apoio ao Letramento Estatístico). Trata-se de um ambiente virtual de fácil compreensão e manuseio, fazendo-se necessário tão somente a inscrição do professor e de cada aluno da turma individualmente para ter acesso às SE (Sequências de Ensino). À medida que íamos trabalhando os conceitos no AVALE pudemos observar maior entusiasmo por parte dos alunos. O objetivo geral da pesquisa foi utilizar o ambiente virtual AVALE para explorar a sequência de ensino Perfil da Turma os conceitos estatísticos como população e censo, variáveis e seus tipos, tabela de distribuição de frequência simples e de dupla entrada e medidas estatísticas (média, mediana, moda e amplitude total) de modo significativo para uma turma do 1ºAno do Ensino Médio, almejando uma melhor compreensão por parte dos alunos. A pesquisa teve como objetivos específicos analisar a referida Sequência de Ensino, anteriormente mencionada no AVALE, de maneira a identificar a contribuição desta TIC para o letramento estatístico dos alunos. Essa pesquisa foi realizada em novembro de 2014, numa turma da Escola Estadual PREMEM, localizada no município de Campina Grande-PB. Os resultados sugerem que os alunos aceitaram e utilizaram muito bem o AVALE, revelaram uma melhor compreensão em relação aos conteúdos abordados na SE e avaliam positivamente o trabalho realizado.
Descrição: SOUZA, A. P. D. de. Analisando o trabalho realizado por alunos do ensino médio da estatística utilizando o ambiente virtual AVALE. 2015. 62f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8612
Aparece nas coleções:03 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ana Paula Domingos de Souza.pdfPDF - Ana Paula Domingos de Souza4.1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.