Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8619
Título: Utilização do amido extraído do caroço da manga (Mangifera Indica l.) para aplicação como biomaterial
Autor(es): Santos, Kleilton Oliveira
Palavras-chave: Amido
Biomaterial
Endocarpo da manga
Recursos renováveis
Data do documento: 2-Dez-2015
Resumo: A manga (Mangifera indica L.) é uma planta originária do Sul da Ásia, atualmente é cultivada em praticamente todos os países de clima tropical e subtropical. A fruta pode ser degustada in natura, pois é rica em vitaminas, minerais e antioxidantes. Resíduos industriais, tais como os caroços que são provenientes do processamento da fruta são descartados no solo sem tratamento prévio. O estudo do amido em substituição ao plástico convencional (de origem petroquímica) tem recebido considerável atenção no cenário dos recursos renováveis. O amido apresenta um enorme potencial para ser usado na área biomédica como curativos e implantes (substituto de pele). O presente trabalho visa contextualizar as propriedades físicoquímicas do amido extraído do endocarpo da manga (Mangifera indica L.) avaliando sua potencial aplicação como biomaterial e colaborando com a redução da problemática ambiental. As amêndoas do caroço da manga foram lavadas, descascadas e trituradas em um liquidificador até a obtenção de uma massa densa e uniforme, acrescentando-se água destilada na proporção de 4:1. A massa obtida foi filtrada em sacos confeccionados com organza (abertura da malha próxima a 100 mesh). A suspensão de amido filtrada foi decantada, em ambiente refrigerado a 5 °C por 24 horas. O sobrenadante foi descartado e o amido suspenso com água destilada e decantado novamente. Este procedimento de suspensão e decantação foi efetuado até que, praticamente, toda a mucilagem presente na suspensão fosse eliminada e o produto apresente cor e textura características de amido. Após esta etapa o amido foi liofilizado por 48 horas e passado em peneira 200 mesh. No amido extraído foram determinadas as análises físico-químicas (teor de umidade, cinzas), Espectroscopia na Região de Infravermelho com Transformada de Fourier (FTIR), Microscopia Eletrônica de Varredura (MEV), análise térmica e Espectroscopia por Energia Dispersiva de raios X (EDS). Nos filmes de amido serão feitas as avaliações biológicas, a tensão superficial por ângulo de contato e o ensaio de intumescimento. Após a análise dos resultados será possível avaliar se os biofilmes obtidos apresentam características favoráveis para possível aplicação como biomaterial.
Descrição: SANTOS, K. O. Utilização do amido extraído do caroço da manga (Mangifera Indica l.) para aplicação como biomaterial. 2015. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Industrial)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8619
Aparece nas coleções:02 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Kleiton Oliveira Santos.pdfPDF - Kleiton Oliveira Santos1.42 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.