Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8630
Título: Processo de seleção nas universidades: Uma análise da evolução no Brasil
Autor(es): Silva, Adriana dos Santos
Palavras-chave: Ensino Superior
Processos Seletivos
Vestibular
Avaliação
Data do documento: 19-Dez-2014
Resumo: Atualmente o tema educação tem merecido destaque, haja vista o seu constante aparecimento na mídia, bem como, as diversas discussões que têm gerado incômodos no que diz respeito ao problema do fracasso escolar, relações interpessoais e condutas escolares socialmente indesejáveis. Nos últimos anos o número de alunos que ingressou no ensino superior só vem aumentando e poderíamos perguntar: Qual seria a forma de acesso mais adequado para o ingresso do aluno no ensino superior? A forma que hoje é aplicado o vestibular no Brasil surgiu em 1911, porém, com o aumento do número de ingressantes e da procura pelo ensino superior, o Inep viu a necessidade de melhorar este método, para democratizar o acesso.No Brasil, após várias formas de avaliação para ingresso nas universidades em 1998 foi criado o Enem que surgiu como uma nova ferramenta de avaliação do desempenho dos alunos do ensino médio. Desde 1999 o Enem foi transformado em vestibular das universidades públicas mantido até os dias atuais com algumas modificações. Neste trabalho, mostraremos a evolução dos processos de avaliação e forma de ingresso em cursos superiores no Brasil, e particularmente na UEPB, mostrando também, o censo da educação superior até 2013 com suas estatísticas.
Descrição: SILVA, A. dos S. Processo de seleção nas universidades: Uma análise da evolução no Brasil. 2014. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8630
Aparece nas coleções:05 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Adriana dos Santos Silva.pdfPDF - Adriana dos Santos Silva620.88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.