Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8632
Título: Craqueamento termocatalítico do óleo de soja utilizando a vermiculita ácida
Autor(es): Lima, Ediano Duarte de
Palavras-chave: Biocombustível
Biodiesel
Termocraqueamento
Vermiculita
Data do documento: 2-Dez-2015
Resumo: Devido à crise planetária ambiental provocada principalmente pela emissão de gases de efeito estufa oriundos da queima de combustíveis fósseis e pelo fato dos mesmos estarem com suas reservas em declínio, o mundo busca cada vez mais tipos de energias alternativas para substituir os combustíveis fosseis do planeta, os mesmos derivados do petróleo e através disto reduzir custos e principalmente, reduzir a emissão de gases poluentes na atmosfera, sendo esta a principal vantagem na utilização dos biocombustíveis. Várias pesquisas vêm sendo realizadas para a obtenção de novas fontes de combustíveis a exemplo do biodiesel, que pode ser obtido por vários métodos. As principais reações para obtenção do biodiesel são: craqueamento, transesterificação e esterificação. Dentre as reações estudadas se destaca a de craqueamento termocatalítico, na qual é necessária a utilização de catalisadores. Dentre os vários sólidos utilizados estudados as argilas surgem como uma boa alternativa, mais especificamente a vermiculita. Neste trabalho, a vermiculita foi tratada com ácido mineral, HCl (ácido clorídrico), e caracterizada pelas técnicas de Difratometria de Raios X, Espectroscopia na Região do Infravermelho, Análise Termogravimétrica e Microscopia Eletrônica de Varredura (MEV). Após caracterização a mesma foi submetida ao ensaio catalítico na reação de craqueamento termocatalítico com o óleo de soja. Os resultados mostraram que a argila apresenta um grande potencial como catalisador.
Descrição: LIMA, E. D. de. Craqueamento termocatalítico do óleo de soja utilizando a vermiculita ácida. 2015. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Industrial)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8632
Aparece nas coleções:02 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ediano Duarte de Lima.pdfPDF - Ediano Duarte de Lima1.62 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.