Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8635
Título: Desenvolvimento biotecnológico do extrato aquoso de amendoim na elaboração de leite fermentado
Autor(es): Pontes, Fhelipe Lacerda
Palavras-chave: Amendoim
Leite fermentado
Produto lácteo probiótico
Data do documento: 21-Jul-2015
Resumo: Os grãos de amendoimsão caracterizados como sendo um alimento funcional, isso deve-se a grande quantidade de vitaminas do complexo B, é rico em ácidos graxos insaturados (como o ácido oleico, por exemplo) e pobres em ácidos graxos saturados, além de serem uma importante fonte de proteína vegetal. A utilização dos derivados do leite para elaboração de novos produtos segue uma tendência atual de valorização da saúde. O desenvolvimento de novos produtos alimentícios torna-se cada vez mais desafiador, à medida que procura atender à demanda dos consumidores por produtos que, concomitantemente, sejam saudáveis e atrativos. A fim de avaliar o aproveitamento do amendoim, foi estudado o potencial do extrato de amendoim como ingrediente na elaboração de leite fermentado. O extrato de amendoim foi obtido através do aquecimento dos grãos em solução de bicarbonato de sódio a 0,5% (1:4, p/v) até ebulição. Esses grãos foram desintegrados numa proporção de 1/8 p/v. Oleite fermentado probiótico foi obtido a partir do leite em pó desnatado reconstituído (13%), adicionado de 30% do extrato de amendoim, 10% de sacarose, acrescido de 1,5 % de inoculo contendo microrganismos probióticos, incubado a 43ºC/6 horas. O produto foi caracterizado e avaliado sensorialmente. O leite fermentado apresentou pH 4,36, acidez 74ºD, 3.47% de proteína, 2,19% de lipídeos. O produto final foi avaliado sensorialmente por 50 provadores não treinados, numa escala hedônica de 9 pontos, apresentando um valor médio de aprovação de 7,0 pontos. O extrato de amendoim fermentado apresenta-se como uma alternativa viável para sua utilização em leite fermentado comerciais à base de leite bovino e pode originar por sua adaptabilidade fermentativa e nova linha produtiva para fermentados lácteos.
Descrição: PONTES, F. L. Desenvolvimento biotecnológico do extrato aquoso de amendoim na elaboração de leite fermentado. 2015. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Industrial)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8635
Aparece nas coleções:02 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Fhelipe Lacerda Pontes.pdfPDF - Fhelipe Lacerda Pontes729.56 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.