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Título: Investigando processos de raciocínio através da formulação e resolução de problemas matemáticos a partir de textos no sentido bakhtiniano
Autor(es): Silva, Ricardo Araújo da
Palavras-chave: Problemas matemáticos
Processos de raciocínio
Temas transversais
Resolução de problemas matemáticos
Data do documento: 8-Jul-2014
Resumo: Ao propor a formulação e resolução de problemas matemáticos buscamos que os alunos não mais resolvam apenas exercícios, e sim problemas abertos, formulados por eles, resolvidos com mais de uma estratégia. No que diz respeito aos textos no sentido bakhtiniano, estes são um modo de trabalhar em sala de aula a transversalidade, com os Temas Transversais, incentivando a produção textual e a interpretação, sendo escolhidos mediante assuntos característicos que os temas podem abordar. Já o raciocínio matemático, uma capacidade sendo um dos focos da análise da pesquisa, é explorado com o intuito de verificar como são os processos e tipos de raciocínios matemáticos apresentados pelos alunos. O objetivo geral da pesquisa foi investigar como através da formulação e resolução de problemas matemáticos a partir de diferentes tipos de texto no sentido bakhtiniano, alunos do 5°Ano desenvolvem seus processos de raciocínios e interpretações. Ao analisar os raciocínios matemáticos, e explorar os textos no sentido bakhtiniano, esperamos potencializar a metodologia proposta, trazer novas possibilidades de ensino e perceber quais são as deficiências dos alunos em relação às suas interpretações e raciocínios matemáticos. Desenvolvemos uma pesquisa de cunho qualitativo, sendo a metodologia estudo de caso de uma turma, cuja unidade de análise foi uma turma do 5°Ano com 27 alunos, entre 10 e 15 anos de idade, da Escola Municipal Frei Manfredo, localizada em Lagoa Seca/PB, no período de Maio a Novembro de 2013, dando continuidade às atividades do Projeto Investigando a Formulação e Resolução de Problemas Matemáticos na Sala de Aula: Explorando Conexões entre Escola e Universidade, do Programa Observatório da Educação, da CAPES, do qual o pesquisador foi bolsista de graduação. Os resultados mostram que processos metacognitivos favorecidos pela pesquisa estimularam o raciocínio matemático e a interpretação, como identificar e interpretar os intertextos Saúde e Pluralidade Cultural; no ato de formular uma estratégia para resolver um problema sucederam criação e construção de conhecimentos, características de raciocínios indutivos e analíticos; os textos como meio e a ação repetitiva ao longo das sessões emergiram um pensamento crítico ao formular seus problemas e raciocínio plausível porque tinham que argumentar sobre as estratégias criadas e explorar os conteúdos; os diálogos explicativos dos significados dos textos no sentido bakhtiniano concretizaram os raciocínios abdutivo e dialético. Assim sendo, a capacidade de raciocinar e interpretar significados pelos alunos é refletida nos vários tipos de raciocínios identificados e estes conseguiram interpretar o intertexto nos textos no sentido bakhtiniano e refletir nas atividades por meio dos Seminários, que incidiram discussões orais, respostas dos significados, como palavras relacionadas aos Temas Transversais. Portanto, ocorrendo assim à construção do raciocínio matemático, reflexão dos significados e interpretações, além das interações positivas das tarefas em grupos.
Descrição: SILVA, R. A. da. Investigando processos de raciocínio através da formulação e resolução de problemas matemáticos a partir de textos no sentido bakhtiniano. 2014. 104f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8647
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