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dc.contributor.authorMachado, Suênia de Sousa Gouveia-
dc.date.accessioned2016-02-05T20:04:25Z-
dc.date.available2016-02-05T20:04:25Z-
dc.date.issued2015-05-15-
dc.identifier.otherCDD 372.86-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8650-
dc.descriptionMACHADO, S. de S. G. A Educação Física no Exame Nacional do Ensino Médio. 2015. 22f. Monografia (Especialização em Educação Física Escolar)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho tem como objetivo geral analisar a inclusão da Educação Física no Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM, e a sua inserção na área de Linguagens Códigos e suas Tecnologias no ano de 2009. Os seus objetivos específicos são: reconhecer como a Educação Física se insere nas questões do caderno de provas 2 do ENEM e identificar as competências e habilidades avaliadas nas questões especificas da Educação Física. Trata-se de uma pesquisa documental realizada através de uma análise de conteúdo (BARDIN, 1979). O corpus investigado constitui-se em uma prova da área de Linguagens Códigos e suas Tecnologias, produzida, mas não aplicada no ano de 2009, e seis provas aplicadas entre os anos de 2009 e 2014, totalizando sete provas submetidas à análise temática. Nas questões interdisciplinares notamos que as questões da Cultura corporal, tem a metade da preferência onde são questões relativas a jogos, danças, lutas, ginástica, etc, quer em textos verbais ou não verbais, com imagens publicitárias. As questões que envolvem a transformação de hábitos corporais e as linguagens tem uma incidência menor e são mais difíceis de identificar. Com relação às questões específicas da área, as questões relativas às manifestações corporais têm a maior preferência nos exames. Podemos verificar que das trinta e uma questões com mais incidência até o ano de 2014, dezesseis delas foram relativas a este tema. No tocante as transformações de hábitos corporais, onde a saúde é abordada, nos últimos exames tivemos nove questões. Nos exames, as questões que tratam da linguagem corporal por não haver uma prévia preparação sua incidência é bem menor, dentre as trinta e uma ao longo da inserção do componente curricular da Educação Física, apenas seis compõem este tema. Podemos atribuir esse fato a dificuldade de interpretação. Entendemos que, a dimensão dos exames vem transformando a sociedade brasileira, tornando-se imprescindível o alinhamento das escolas que oferecem o Ensino Médio e dos profissionais da área para poder haver um estudo mais aprofundado onde devem ser verificadas as experiências dos alunos e dos professores em detrimento a algum conhecimento corporal no ENEM.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Eduardo Ribeiro Dantaspt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEducação Físicapt_BR
dc.subjectEnsino Médiopt_BR
dc.subjectENEMpt_BR
dc.subjectExame Nacional do Ensino Médiopt_BR
dc.titleA Educação Física no Exame Nacional do Ensino Médiopt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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