Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8658
Título: Aplicações do cálculo diferencial
Autor(es): Gonçalves, Gelder Neves
Palavras-chave: Cálculo diferencial
História do cálculo
Variáveis
Data do documento: 3-Jun-2015
Resumo: No mundo que nos rodeia quase tudo depende de várias variáveis e do uso da matemática. Ela é fundamental em diversas áreas, desde as exatas (física, matemática, química, ...), as biológicas (biologia, medicina, enfermagem, ...) até as humanas (ciencias, historia, geografia, artes, ...). Mas como representar estes objetos matemáticos? Todas estas ideias se aprendem a manipular e corresponder a conceitos do Cálculo Diferencial. O Cálculo é uma fonte de inspiração criativa e crítica, que facilita a compreensão do fenômeno científico, contribuindo de maneira expressiva para o resgate do conhecimento no campo matemático e em suas ramificações. Muito da grande evolução científica e tecnológica dos últimos dois séculos se deve à invenção do Cálculo Diferencial e Integral no século XVII por Isaac Newton e Gottfried Wilhelm Leibniz. Tanto é, que o físico Isaac Newton "inventou" o Cálculo, pois lhe faltava ferramentas matemáticas em seus estudos na física. Desta forma, com o esforço de grandes físicos e pesquisadores, surgiram as mais diversas formulas, que vão das simples operações básicas até as mais complexas integrais, e conceitos matemáticos que possibilitam calcular e encontrar valores exatos para os problemas do cotidiano e das engenharias. O presente estudo, no qual o autor usou mínima quantidade de bibliografia, porque preferiu, antes, buscar os conhecimentos adquiridos nos bancos escolares da Universidade Estadual da Paraíba, tem como objetivo dar aos estudantes dos Cursos de Ciências da Computação, Engenharia Civil, Física, entre outras, mais uma opção de material didático.
Descrição: GONÇALVES, G. N. Aplicações do cálculo diferencial. 2015. 51f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8658
Aparece nas coleções:03 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Gelder Neves Gonçalves.pdfPDF - Gelder Neves Gonçalves969.01 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.