Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8660
Título: Uma introdução a regressão isotônica em modelos não lineares na dinâmica do potássio em solos não saturados
Autor(es): Leite, Rayane Santos
Palavras-chave: Modelos não lineares
Dinâmica do solo
Solo
Data do documento: 11-Dez-2015
Resumo: Vários modelos computacionais têm sido difundidos nos últimos tempos, visando descrever o movimento de solutos por meio do perfil do solo, porém é possível observar que existe grande dificuldade em envolver todos os parâmetros pertinentes ao meio ambiente, para que o modelo possa realmente predizer o processo de deslocamento e retenção dos solutos na natureza. A regressão isotônica é uma técnica de transformação de dados que possibilita a incorporassão de um conhecimento prévio, em que a variável dependente é não decrescente em relação à variável independente. Verificou-se no presente caso a importância do ajuste do modelo logístico com três parâmetros para representar a dinâmica do solo, e o teor de potássio presente no perfil, servindo para inferir sobre os aspectos que constituem a dinâmica, como o transporte dos solutos. O uso da metodologia de transformação de dados por meio da análise de regressão isotônica, possibilitou um aumento da porcentagem de convergência e a qualidade dos ajustes do modelo de regressão não linear logístico a dados de crescimento que apresentam distúrbios caracterizados por decréscimos dos teores do soluto ao longo do tempo. A visualisação gráfica explicita a ideia de transformação de dados via regressão isotônica, a qual permitiu de certa forma, recuperar a trajetória natural da curva representativa do fenômeno em estudo, entretanto, não houve mudanças expressivas nos valores encontrados.
Descrição: LEITE, R. S. Uma introdução a regressão isotônica em modelos não lineares na dinâmica do potássio em solos não saturados. 2015. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Estatística)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8660
Aparece nas coleções:09 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Rayane Santos Leite.pdfPDF - Rayane Santos Leite1.27 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.